Tipos de Câncer

Rabdomiossarcoma

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Bayer Janssen MSD Takeda Astellas UICC Libbs Abbvie Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Servier


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Transplante de células tronco para rabdomiossarcoma

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 24/07/2013 - Data de atualização: 05/05/2021


O transplante de células tronco torna possível o uso de doses de quimioterapia maiores do que o usual. Os medicamentos quimioterápicos destroem as células normais que se dividem rapidamente, como as da medula óssea, onde novas células sanguíneas são produzidas, assim como as células cancerígenas.

A administração de doses elevadas desses medicamentos pode ser mais eficaz no tratamento de alguns tipos de câncer, mas não usualmente administradas por causarem danos severos na medula óssea, levando a uma escassez de células sanguíneas.

Um transplante de células tronco contorna esse problema, uma vez que possibilita a retirada de algumas células tronco do próprio paciente antes da quimioterapia com altas doses e, em seguida, a reposição dessas mesmas células de volta à corrente sanguínea após a quimioterapia. Isso permite que a medula normal se regenere.

O transplante de células tronco é realizado no tratamento de alguns tipos de câncer infantil mais agressivos, mas até agora não está claro se é útil para pacientes com rabdomiossarcoma. Em função de alguns efeitos colaterais severos, atualmente, recomenda-se que esse tipo de tratamento seja realizado apenas como parte de um protocolo clínico.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 16/07/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive