O rabdomiossarcoma que continua crescendo durante o tratamento ou que recidiva após o término do tratamento é muitas vezes difícil de ser tratado. As opções terapêuticas dependerão de uma série de fatores como local de recidiva, tipo de tumor, tratamentos realizados anteriormente, idade e estado geral de saúde do paciente.
Para os tumores que recidivam no mesmo local do tumor inicial, a cirurgia pode ser realizada novamente. Se a radioterapia ainda não foi feita, também pode ser uma alternativa.
Em casos raros, a cirurgia pode ser realizada para tumores que recidivaram em outros órgãos como, por exemplo, uma pequena recidiva em um pulmão. A radioterapia pode ser outra opção de tratamento também nesses casos.
Na maioria das vezes, a quimioterapia é a melhor opção quando há disseminação da doença.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 16/07/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.