Câncer de colo de útero
O câncer de colo do útero começa nas células que revestem o colo do útero, a parte inferior do útero.
Lesões pré-cancerígenas do colo do útero
As células na zona de transição não se transformam da noite para o dia em câncer. Primeiramente, as células normais do colo do útero sofrem gradualmente alterações anormais chamadas de lesões pré-cancerígenas. Os médicos usam vários termos para descrever essas alterações pré-cancerígenas, incluindo neoplasia intraepitelial de colo do útero (NIC), lesão intraepitelial escamosa (SIL) e displasia.
Neoplasia intraepitelial do colo do útero
Quando os pré-cânceres são identificados em laboratório, são classificados em uma escala que varia de um a três, com base na quantidade de tecido anormal encontrado:
- NIC1 (displasia leve ou lesão intraepitelial de baixo grau LSIL), pouco tecido parece anormal e é considerado a lesão pré-cancerígena menos grave do colo do útero.
- NIC2 ou NIC3 (displasia moderada/grave ou lesão intraepitelial espinocelular de alto grau HSIL), mais tecido aparece anormal; lesão intraepitelial escamosa de alto grau é a lesão pré-cancerígena mais grave.
Embora o câncer de colo do útero se origina nas células com alterações pré-cancerígenas, apenas algumas mulheres com câncer de colo do útero desenvolverão a doença. Para a maioria das mulheres, as células pré-cancerígenas desaparecem sem nenhum tratamento. Mas, em algumas mulheres, os pré-cânceres se tornam invasivos. O tratamento de lesões pré-cancerígenas pode prevenir quase todos os cânceres de colo do útero.
As lesões pré-cancerígenas podem ser diagnosticadas realizando o exame de Papanicolaou e posteriormente tratadas para impedir o desenvolvimento de um câncer.
Tipos de câncer de colo do útero
Os principais tipos de câncer de colo do útero são o carcinoma espinocelular e o adenocarcinoma.
- 90% dos cânceres de colo do útero são carcinomas de células escamosas. Esses cânceres se desenvolvem a partir de células do exocérvice. Os carcinomas de células escamosas geralmente começam na zona de transição.
- A maioria dos outros tipos de câncer colo do útero são adenocarcinomas. São tumores que se desenvolvem a partir de células das glândulas. O adenocarcinoma de colo do útero se desenvolve a partir das células glandulares produtoras de muco do endocérvice.
- Com menos frequência estão os cânceres do colo do útero que têm características comuns aos carcinomas de células escamosas e adenocarcinomas, são os denominados carcinomas adenoescamosos ou carcinomas mistos.
Embora quase todos os cânceres de colo do útero sejam carcinomas de células escamosas ou adenocarcinomas, outros tipos de câncer também podem se desenvolver no colo do útero. Por exemplo, melanoma, sarcoma e linfoma, que ocorrem mais frequentemente em outras partes do organismo.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 23/08/2023, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.