Tipos de Câncer

Rabdomiossarcoma


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Bayer Janssen MSD Takeda Astellas UICC Libbs Abbvie Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Servier


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Sobre o Rabdomiossarcoma

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 24/07/2013 - Data de atualização: 05/05/2021


Os sarcomas são tumores que se iniciam no tecido conjuntivo do corpo, como músculos, gordura, ossos, vasos, membranas que revestem as articulações ou sangue. Existem muitos tipos de sarcomas e o rabdomiossarcoma normalmente se forma nos músculos esqueléticos.

A musculatura esquelética começa a se formar no embrião por volta da sétima semana após a fertilização. Nessa fase, tem início a formação dos rabdomioblastos, células que dão origem aos músculos. São essas células que podem se tornar malignas e originar o rabdomiossarcoma. Como este é um tumor de origem embrionária, é mais comum em crianças e raro em adultos.

Embora a maioria dos músculos esqueléticos se encontre nos membros dos braços, pernas e tórax, os rabdomiossarcomas podem aparecem em outras partes do corpo. Os locais mais frequentes incluem:

  • Cabeça e pescoço (perto do olho, nos seios nasais ou garganta, no pescoço próximo à coluna vertebral).
  • Órgãos urinários e reprodutivos (bexiga, próstata ou qualquer um dos órgãos femininos).
  • Braços e pernas.
  • Tronco (tórax e abdome).

Entretanto, o rabdomiossarcoma pode se desenvolver em qualquer parte do corpo, mesmo onde normalmente não há músculo esquelético.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 16/07/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive