O estadiamento descreve aspectos do câncer, como localização, se disseminou e se está afetando as funções de outros órgãos do corpo. Conhecer o estágio do tumor ajuda na definição do tipo de tratamento e a prever o prognóstico da paciente.
O estadiamento é bastante complexo. Os médicos primeiramente determinam três informações básicas:
Esses fatores são usados para classificar os pacientes em grupos de risco e determinar as melhores opções terapêuticas.
Estadiamento TNM
O sistema de estadiamento TNM, da American Joint Commission on Cancer (AJCC), é determinado antes do início do tratamento e utiliza três critérios:
Esses fatores são combinados para determinar o estadiamento:
Grupo clínico
O grupo clínico se baseia na extensão da doença e se foi completamente removida durante a cirurgia.
Grupos de risco
Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Estadiamento do Câncer.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 16/07/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.