Tipos de Câncer

Tumores Pituitários


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

A Glândula Pituitária

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 21/01/2014 - Data de atualização: 04/06/2017


A glândula pituitária ou hipófise é uma pequena glândula localizada em um espaço ósseo chamado sela túrcica. A hipófise está conectada diretamente ao hipotálamo, proporcionando um elo entre o cérebro e o sistema endócrino.


A glândula pituitária é dividida em duas partes: a anterior e a posterior, cada uma com funções diferentes.

Hipófise Anterior

A maioria dos tumores da hipófise se inicia na parte anterior da glândula pituitária. Ela produz vários hormônios que controlam outras glândulas endócrinas.

  • Hormônio do Crescimento. Promove o crescimento corporal durante a infância. Normalmente, os adultos produzem apenas pequenas quantidades de hormônio do crescimento. Se um adulto produz hormônio do crescimento em excesso, os ossos das mãos, pés e face continuarão crescendo fazendo com que as características físicas normais percam sua simetria e tamanho habitual. Esta condição é chamada acromegalia.

  • Hormônio Estimulante da Tireoide (TSH). Estimula o crescimento da glândula tireoide e a liberação de hormônios pela glândula. Regula o metabolismo.

  • Hormônio Adrenocorticotropina. Faz com que as glândulas suprarrenais parem de crescer e produzam hormônios esteroides.

  • Hormônio Luteinizante (LH) e Hormônio Folículo Estimulante (FSH). Nas mulheres, regulam a ovulação e a produção de estrogênio e progesterona. Nos homens, LH e FSH controlam a produção de testosterona e de espermatozoides pelos testículos.

  • Prolactina. Encarregada da produção de leite na mama feminina. A sua função em homens não é conhecida.

Hipófise Posterior


A hipófise posterior é onde os hormônios produzidos pelo hipotálamo são armazenados e liberados na corrente sanguínea.

  • Vasopressina (Hormônio Antidiurético). Faz com que o rim retenha água no corpo e não elimine tudo na urina. Sem vasopressina, a pessoa ficaria desidratada. Esta condição é chamada diabetes insípida.

  • Ocitocina. Faz com que o útero se contraia durante o parto e os seios liberem o leite, quando a mulher amamenta.

Os tumores raramente se formam na pituitária posterior.

Fonte: American Cancer Society (17/12/2014)

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive