Tipos de Câncer

Câncer de Próstata

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Ultrassom Transretal para Câncer de Próstata

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 26/06/2014 - Data de atualização: 09/07/2017


Ao contrário da maioria dos exames de diagnóstico por imagem, o ultrassom é uma técnica que não utiliza radiação ionizante para a formação da imagem. Ela utiliza ondas sonoras de frequência acima do limite audível para o ser humano, que produzem imagens em tempo real de órgãos, tecidos e fluxo sanguíneo do corpo.

Neste procedimento, uma pequena sonda é lubrificada e inserida no reto do paciente. A sonda emite ondas sonoras que chegam à próstata e criam ecos, que são captados e transformados em imagens na tela do computador. O procedimento é indolor, geralmente dura uns 10 minutos e é realizado em regime ambulatorial.

O ultrassom transretal é frequentemente usado para visualizar a próstata de homens com alto nível de PSA ou se no toque retal se encontrou alguma anormalidade. Também é utilizado durante a biópsia da próstata, para guiar o posicionamento de agulhas de biópsia.

A ultrassonografia transretal é útil para medir o tamanho da glândula prostática, o que pode ajudar a determinar a densidade do PSA. Também é utilizada para orientar algumas formas de tratamento, como a braquiterapia ou a criocirurgia.

Fonte: American Cancer Society (11/03/2016)


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive