Tipos de Câncer

Câncer Infantil


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Tratamentos do Câncer Infantil

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 11/05/2013 - Data de atualização: 01/05/2017


O tratamento do câncer infantil é determinado com base no tipo e estadiamento da doença. As opções podem incluir quimioterapia, cirurgia, radioterapia e outros tipos de tratamento. Em muitos casos, mais do que um destes tratamentos ou combinações deles são realizados.

Alguns tipos de câncer infantil podem ser tratados com altas doses de quimioterapia seguida de um transplante de medula óssea. Alguns tipos mais recentes de tratamentos, como a terapia alvo e imunoterapia, também se mostraram promissores no tratamento de alguns tipos de cânceres infantis.

Apesar de existirem exceções, os cânceres infantis geralmente respondem bem à quimioterapia, uma vez que a maioria das formas de quimioterapia afeta as células que estão em desenvolvimento. O organismo das crianças geralmente se recupera mais rapidamente de altas doses de quimioterapia do que o dos adultos. O uso de tratamentos mais intensivos permite aos médicos uma melhor oportunidade de tratar a doença de forma eficaz, mas também pode levar a mais efeitos colaterais de curto e longo prazo. Os médicos fazem o possível para equilibrar a necessidade do tratamento intensivo com a redução, tanto quanto possível, dos efeitos colaterais.

Equipe Multidisciplinar

As crianças com câncer e seus familiares têm necessidades especiais que podem ser mais bem atendidas em centros especializados em crianças com câncer. O tratamento do câncer infantil envolve uma equipe multidisciplinar que deve incluir oncologistas pediátricos, cirurgiões pediátricos, radioterapeutas, enfermeiros pediátricos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, e fisioterapeutas.

Recebendo o Tratamento

O tratamento de crianças é diferente do tratamento de pacientes adultos. O ideal é que a criança possa ser tratada em centros onde outras crianças também estejam recebendo tratamento. Existem centros especializados para o tratamento de crianças e, em sua maioria, grandes centros de atendimento de pacientes com câncer possuem atendimento específico para crianças.

Durante o tratamento é importante que a família participe ativamente junto a criança, dando segurança e confiança.

Fonte: American Cancer Society (22/08/2016)

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive