Tipos de Câncer

Câncer Infantil


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Tratamentos do Câncer Infantil

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 11/05/2013 - Data de atualização: 13/03/2020


O tratamento do câncer infantil é determinado com base no tipo e estadiamento da doença. As opções podem incluir cirurgia, radioterapia e quimioterapia.

Alguns tipos de câncer infantil podem ser tratados com altas doses de quimioterapia seguida de um transplante de células-tronco. Algumas novas opções terapêuticas como a terapia alvo e imunoterapia, também se mostraram promissoras no tratamento de alguns tipos de cânceres infantis.

Apesar de existirem exceções, os cânceres infantis geralmente respondem bem à quimioterapia, uma vez que a maioria das formas de quimioterapia afeta as células que estão em desenvolvimento. O organismo das crianças geralmente se recupera mais rapidamente de altas doses de quimioterapia do que o dos adultos. O uso de tratamentos mais intensivos permite aos médicos uma melhor oportunidade de tratar a doença de forma eficaz, mas também pode levar a mais efeitos colaterais de curto e longo prazo. Os médicos fazem o possível para equilibrar a necessidade do tratamento intensivo com a redução, tanto quanto possível, dos efeitos colaterais.

Equipe multidisciplinar

As crianças com câncer e seus familiares têm necessidades especiais que podem ser mais bem atendidas em centros especializados em crianças com câncer. O tratamento do câncer infantil envolve uma equipe multidisciplinar que deve incluir pediatras, oncologistas pediátricos, cirurgiões pediátricos, radiooncologistas, enfermeiros pediátricos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, e fisioterapeutas.

Recebendo o tratamento

O tratamento de crianças é diferente do tratamento de pacientes adultos. O ideal é que a criança possa ser tratada em centros onde outras crianças também estejam recebendo tratamento. Existem centros especializados para o tratamento de crianças e, em sua maioria, grandes centros de atendimento de pacientes com câncer têm atendimento específico para crianças.

Durante o tratamento é importante que a família participe ativamente junto a criança, dando segurança e confiança.

Fonte: American Cancer Society (14/10/2019)

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive