Lesões pré-cancerígenas do colo do útero
As células na zona de transição não se transformam repentinamente em câncer. Primeiramente, as células normais do colo do útero sofrem gradualmente alterações anormais chamadas de lesões pré-cancerígenas. Os médicos usam vários termos para descrever essas alterações pré-cancerígenas, incluindo neoplasia intraepitelial de colo do útero (NIC), lesão intraepitelial espinocelular e displasia.
Neoplasia intraepitelial do colo do útero
Quando os pré-cânceres são identificados em laboratório, são classificados em uma escala que varia de 1 a 3, com base na quantidade de tecido anormal encontrado:
Embora o câncer de colo do útero se origina nas células com alterações pré-cancerígenas, apenas algumas mulheres com câncer de colo do útero desenvolverão a doença. Para a maioria das mulheres, as células pré-cancerígenas desaparecem sem nenhum tratamento. Mas, em algumas mulheres, os pré-cânceres se tornam invasivos. O tratamento de lesões pré-cancerígenas pode prevenir quase todos os cânceres de colo do útero.
As lesões pré-cancerígenas podem ser diagnosticadas realizando o exame de Papanicolaou e posteriormente tratadas para impedir o desenvolvimento de um câncer.
Tipos de câncer de colo do útero
Os principais tipos de câncer de colo do útero são o carcinoma espinocelular e o adenocarcinoma.
Embora quase todos os cânceres de colo do útero sejam ou carcinomas espinocelulares ou adenocarcinomas, outros tipos de câncer também pode se desenvolver no colo do útero. Por exemplo, melanoma, sarcoma e linfoma, que ocorrem mais frequentemente em outras partes do organismo.
Fonte: American Cancer Society (03/01/2020)
Este conteúdo ajudou você?
Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.