Tipos de Câncer

Câncer de Timo


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Sobre o Câncer de Timo

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 29/04/2015 - Data de atualização: 05/06/2017


O câncer de timo é um tipo raro de neoplasia.

O timo tem diferentes tipos de células, que podem produzir diferentes tipos de câncer:

  • Células Epiteliais. Células que proporcionam sua estrutura e forma.

  • Linfócitos. Constituem a maior parte do restante do timo. Podem evoluir para Linfoma de Hodgkin ou Linfoma não Hodgkin.

  • Células de Kulchitsky ou Células Neuroendócrinas. Células menos comuns que normalmente liberam certos hormônios.

Carcinomas Tímicos e Timomas


Os timomas e os carcinomas tímicos são tumores que se iniciam a partir das células epiteliais do timo. No passado, os timomas, eram divididos em benignos e malignos de acordo com seu desenvolvimento e disseminação para outros tecidos ou órgãos. Atualmente, se considera que todos os timomas são potencialmente cancerígenos e a melhor maneira de prever a probabilidade de recidiva é avaliando sua disseminação.

Sistema de Classificação dos Timomas

A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica os tipos histológicos dos timomas por letras:

  • Tipo A. As células desses tumores são células epiteliais de forma fusiforme ou oval. Este é o tipo mais raro de timoma, mas parece ter o melhor prognóstico.

  • Tipo AB. Este tipo, também conhecido como timoma misto, se parece com o tipo A, exceto por existirem áreas de linfócitos mistos no tumor.

  • Tipo B1. Este tipo se parece muito com a estrutura normal do timo. Tem uma grande quantidade de linfócitos junto com as células do timo de aparência normal.

  • Tipo B2. Este tipo tem também uma grande quantidade de linfócitos, mas as células epiteliais do timo são maiores e com núcleos irregulares.

  • Tipo B3. Este tipo tem poucos linfócitos e consiste principalmente em células epiteliais do timo que se parecem muito com as normais.

  • Tipo C. Esta é a forma mais perigosa e também conhecida como carcinoma tímico. Ele contém células com aparência irregular quando visualizadas ao microscópio. As células podem nem se parecer com células do timo. Estes tumores, muitas vezes já se disseminaram para outros tecidos e órgãos quando são diagnosticados. Este tipo de timoma tem o pior prognóstico.

Os tipos AB e B2 são os mais comuns e o tipo A é o mais raro. O prognóstico tende a piorar com a letra, sendo o tipo A o de melhor e o C de pior prognóstico. Ainda assim, para a maioria dos tipos de timoma, o estágio é o melhor indicador do prognóstico.

Fonte: American Cancer Society (17/03/2015)


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive