Câncer de Mama Avançado

Diferentes tipos de câncer de mama e seus tratamentos


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

O que é Câncer de Mama Avançado

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 21/09/2014 - Data de atualização: 05/02/2018


O câncer de mama começa quando células cancerígenas da mama crescem e se multiplicam sem parar, formando um tumor. O câncer de mama geralmente se inicia nos ductos ou lobos da mama.

O câncer de mama é classificado em cinco estágios principais (0 a 4). Esses estágios são baseados no tamanho do tumor, comprometimento dos gânglios linfáticos e se a doença se disseminou para outros órgãos. Nos estágios iniciais do câncer de mama, as pacientes podem ser tratadas com cirurgia, radioterapia e/ou terapia sistêmica (que vai para o corpo todo, pela circulação) e são curadas na grande maioria das vezes. Por definição, a terapia adjuvante é qualquer tratamento que se segue a um tratamento cirúrgico. Por exemplo, a quimioterapia utilizada para destruir as células cancerígenas remanescentes da cirurgia e/ou radioterapia é considerada um tratamento adjuvante.

O estadiamento do câncer (descrição da extensão da doença) segue internacionalmente o sistema de estadiamento da American Joint Committee on Cancer (AJCC). Neste sistema, além do estágio IV (que é o que se denomina câncer metastático ou avançado), existe também um grupo de estágios denominados câncer localmente avançado:

  • Estágio IIIA. Pode ser definido de duas maneiras diferentes. A primeira é se o tamanho do tumor não é grande, contudo, o câncer se disseminou para muitos linfonodos axilares ou linfonodos próximos ao esterno. A segunda é se o tumor é grande, e há pouca disseminação linfonodal.

  • Estágio IIIB. Descreve o câncer de mama localmente avançado, quando o tumor se disseminou para a parede torácica ou para a pele da mama e pode (ou não) ter-se disseminado para os linfonodos.

  • Estágio IIIC. Descreve o câncer que se disseminou para os linfonodos abaixo ou acima da clavícula, para muitos linfonodos axilares ou para os linfonodos próximos ao esterno. O tumor pode ser de qualquer tamanho.

  • Estágio IV. De acordo com a AJCC é o câncer de mama metastático. Neste estágio, o tumor se disseminou para outros órgãos, como fígado, pulmões, ossos, cérebro e outros locais.

Como existem muitos termos é importante discutir com o médico especificamente o estágio da doença e suas características. O conhecimento sobre o estadiamento e a localização de eventuais metástases podem ajudar a determinar o tratamento.

O câncer de mama avançado é geralmente tratado com terapia sistêmica, ou seja, com medicamentos que através da corrente sanguínea atingem as células de todo o corpo. A terapêutica sistêmica inclui o tratamento hormonal, a quimioterapia e a terapia alvo.

Embora o câncer de mama metastático tenha por definição se disseminado para outras partes do corpo, ele ainda é considerado e tratado como câncer de mama. Ou seja, o câncer de mama que se disseminou para os ossos ainda é câncer de mama e não um tumor ósseo, devendo ser tratado com medicamentos contra o câncer de mama.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive