top
Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

[LEGISLATIVO] Projeto trata sobre o 'Mês' do Câncer de Intestino

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 16/11/2016 - Data de atualização: 16/11/2016


O que houve?

A Deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) apresentou parecer favorável na forma de substitutivo ao PL 3842, de 2015, de autoria do deputado Gilberto Nascimento, que objetiva estabelecer a Semana Nacional de Prevenção e Combate ao Câncer de Cólon e de Intestino. O projeto tramita em conjunto com o PL 3935, de 2015, de autoria do Deputado Marcelo Belinati, que dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento do câncer colorretal, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.

O parecer da deputada Carmen Zanotto reforça a relevância da proposta que poderá fortalecer as atividades de prevenção e controle. O substitutivo apresentado pela deputada Carmen faz apenas uma correção e estabelece o mês de março como o "Mês de Conscientização sobre o Câncer de Cólon e Reto”. Assim, as atividades estarão em harmonia com os demais países que já realizam a campanha.

De acordo com o  Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se para 2016 no Brasil, a ocorrência de 16.660 casos novos de câncer de cólon e reto em homens e de 17.620 em mulheres. Esses valores correspondem a um risco estimado de 16,84 casos novos a cada 100 mil homens e 17,10 para cada 100 mil mulheres.

Sobre a realização de colonoscopia e sangue oculto nas fezes para toda a população acima de 50 anos, a deputada optou por apresentar uma indicação ao Executivo, por ser a proposição legislativa mais adequada a esse objetivo.

E agora?

O projeto aguarda inclusão em pauta na Comissão de Seguridade Social e Família.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive