top
Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

[LEGISLATIVO] Novos projetos relacionados ao Câncer: 08/06/2016

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 09/06/2016 - Data de atualização: 09/06/2016


O que houve?

Novos projetos de lei que tratam sobre a "pauta do câncer” foram apresentados na Câmara dos Deputados.
 
PL 5418/2016, de autoria da Deputada Giovana de Sá - PSDB/SC, que dispõe sobre a publicação de listas de espera para cirurgias e exames complementares dos pacientes do Sistema Único de Saúde - SUS.

Situação: Aguardando Despacho do Presidente da Câmara dos Deputados
Explicação da Ementa: O projeto tem como objetivo corrigir o difícil acesso dos usuários a ações de saúde que devida a falta de comunicação faz com que o paciente perca a oportunidade de realizar consultas especializadas, exames complementares sofisticados e cirurgias. Para facilitar sobremaneira a vida desses brasileiros, a custo virtualmente nulo, propõe-se que as informações sejam publicadas em listas de espera na internet.
 
PL 5430/2016, de autoria do Deputado Moses Rodrigues - PMDB/CE, que dispõe sobre as restrições ao uso e à propaganda de produtos fumígeros, bebidas alcoólicas, medicamentos, terapias e defensivos agrícolas, nos termos do § 4° do art. 220 da Constituição Federal".

Situação: Aguardando Despacho do Presidente da Câmara dos Deputados.
Explicação da Ementa: O projeto tem como objetivo  proibir definitivamente a fabricação, a venda, a comercialização e a importação de cigarros e demais produtos derivados do tabaco com sabor, dando um prazo de um ano para que a medida se torne efetiva. Além disso, propõe que as embalagens e maços não sejam oferecidos em cores berrantes e chamativas e sim apenas em preto, branco e cinza e padronizadas, de forma análoga ao que vigora na Austrália.
 
PL 5429/2016, de autoria do Deputado Deputado Moses Rodrigues - PMDB/CE, que aumenta a Cofins devidas pelos fabricantes de cigarros e destina ao combate ao câncer.

Situação: Aguardando Despacho do Presidente da Câmara dos Deputados
Explicação da Ementa: O projeto propõe o aumento em 50% do percentual utilizado para apuração da Cofins devida pelos fabricantes de cigarro, na condição de contribuintes e substitutos tributários. Além disso, sugere que o produto da arrecadação da contribuição devida pelos referidos fabricantes seja integralmente utilizado na execução de ações e serviços de combate ao câncer.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive