Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

INCA envia ao Oncoguia dados inéditos sobre incidência de câncer de rim

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 28/06/2018 - Data de atualização: 28/06/2018


O que houve?

No início do mês de junho, o Instituto Oncoguia solicitou ao Ministério da Saúde, via lei de acesso à informação, dados sobre a estimativa de incidência do câncer de rim para o ano de 2018/2019, já que a informação não consta no documento divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) denominado "Estimativa 2018 - Incidência do Câncer no Brasil". 

Em resposta, o INCA informou que o cálculo de estimativas para tipos de câncer com baixa magnitude, como o câncer de rim, não é recomendado, devido a "variabilidade gerada pela projeção baseada em pequenos números, especialmente ao desagregá-los para regiões, UF e capitais". 

No entanto, como alternativa, sugeriu a utilização das informações de incidência dos registros de câncer de base populacional (RCBP) do Brasil, disponíveis para a maioria das capitais brasileiras, para obter um valor aproximado do número de casos esperado pela utilização da mediana das taxas de incidência. As informações dos RCBP encontram-se disponíveis aqui. 

Por fim, o INCA apresentou a informação solicitada com um cálculo aproximado da estimativa do número de casos para tumores de rim. 

Estimativa da incidência de câncer de rim (C64) para o ano de 2018 no Brasil:

  • Homens: 3.760
  • Mulheres: 2.510
  • Total: 6.270

Ainda que os dados sejam uma média e não reflitam, exatamente, a realidade do câncer de rim no país, o Oncoguia acredita que investigar essas informações é um passo importante para compreender a doença e refletir sobre como controlá-la. Aos poucos, vamos chegando mais perto de desvendar e mudar a realidade do câncer de rim em todo o Brasil.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive