Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

INCA envia ao Oncoguia dados inéditos sobre incidência de câncer de rim

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 28/06/2018 - Data de atualização: 28/06/2018


O que houve?

No início do mês de junho, o Instituto Oncoguia solicitou ao Ministério da Saúde, via lei de acesso à informação, dados sobre a estimativa de incidência do câncer de rim para o ano de 2018/2019, já que a informação não consta no documento divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) denominado "Estimativa 2018 - Incidência do Câncer no Brasil". 

Em resposta, o INCA informou que o cálculo de estimativas para tipos de câncer com baixa magnitude, como o câncer de rim, não é recomendado, devido a "variabilidade gerada pela projeção baseada em pequenos números, especialmente ao desagregá-los para regiões, UF e capitais". 

No entanto, como alternativa, sugeriu a utilização das informações de incidência dos registros de câncer de base populacional (RCBP) do Brasil, disponíveis para a maioria das capitais brasileiras, para obter um valor aproximado do número de casos esperado pela utilização da mediana das taxas de incidência. As informações dos RCBP encontram-se disponíveis aqui. 

Por fim, o INCA apresentou a informação solicitada com um cálculo aproximado da estimativa do número de casos para tumores de rim. 

Estimativa da incidência de câncer de rim (C64) para o ano de 2018 no Brasil:

  • Homens: 3.760
  • Mulheres: 2.510
  • Total: 6.270

Ainda que os dados sejam uma média e não reflitam, exatamente, a realidade do câncer de rim no país, o Oncoguia acredita que investigar essas informações é um passo importante para compreender a doença e refletir sobre como controlá-la. Aos poucos, vamos chegando mais perto de desvendar e mudar a realidade do câncer de rim em todo o Brasil.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2018 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive