top
Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

[EXECUTIVO] Governo aprova novos exames para leucemia e linfoma

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 08/06/2016 - Data de atualização: 08/06/2016


O que houve?

Nesta segunda dia 06/06 o Ministério da Saúde publicou por meio da portaria nº 23 de 31 de maio de 2016 a decisão de incorporar no SUS o uso de dois testes no diagnóstico de leucemia ou linfoma de células T do adulto associados ao virús HTLV-1: os testes Western Blot e o PCR em tempo real.

O Western blot é um teste imunoenzimático para detecção de anticorpos antiHTLV-1 e HTLV-2. Da mesma forma, o PCR em tempo real surge para melhorar a precisão dos resultados, abrindo novas perspectivas sobre seu uso na prática clínica.
 
Um dos requisitos para garantir a instituição de um tratamento adequado aos pacientes acometidos por leucemia/linfoma associada ao HTLV-1 é a confirmação diagnóstica da infecção por HTLV-1. Essa confirmação, dá-se hoje por meio de exames laboratoriais, a saber: ELISA, WESTERN BLOT e PCR em tempo real (RT-PCR).
 
E agora?


Os pacientes terão acesso a estas técnicas por meio dos serviços de saúde vinculados SUS em todo Brasil.

A utilização destas técnicas poderá garantir a instituição de um tratamento mais adequado aos pacientes com leucemia ou linfoma de células T associado ao vírus HTLV-.1


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive