top
Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Medtronic Takeda Susan Komen Astellas UICC


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

[EXECUTIVO] Governo aprova novos exames para leucemia e linfoma

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 08/06/2016 - Data de atualização: 08/06/2016


O que houve?

Nesta segunda dia 06/06 o Ministério da Saúde publicou por meio da portaria nº 23 de 31 de maio de 2016 a decisão de incorporar no SUS o uso de dois testes no diagnóstico de leucemia ou linfoma de células T do adulto associados ao virús HTLV-1: os testes Western Blot e o PCR em tempo real.

O Western blot é um teste imunoenzimático para detecção de anticorpos antiHTLV-1 e HTLV-2. Da mesma forma, o PCR em tempo real surge para melhorar a precisão dos resultados, abrindo novas perspectivas sobre seu uso na prática clínica.
 
Um dos requisitos para garantir a instituição de um tratamento adequado aos pacientes acometidos por leucemia/linfoma associada ao HTLV-1 é a confirmação diagnóstica da infecção por HTLV-1. Essa confirmação, dá-se hoje por meio de exames laboratoriais, a saber: ELISA, WESTERN BLOT e PCR em tempo real (RT-PCR).
 
E agora?


Os pacientes terão acesso a estas técnicas por meio dos serviços de saúde vinculados SUS em todo Brasil.

A utilização destas técnicas poderá garantir a instituição de um tratamento mais adequado aos pacientes com leucemia ou linfoma de células T associado ao vírus HTLV-.1


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive