top
Núcleo de

Advocacy

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

[EXECUTIVO] Consulta é aberta para radioterapia intraoperatória

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 14/07/2016 - Data de atualização: 14/07/2016


O que houve?

Nesta quarta-feira (13/07) o Ministério da Saúde abriu a Consulta Pública nº 16  para receber as contribuições de toda sociedade civil a respeito da proposta de incorporação no SUS da da radioterapia intraoperatória para o tratamento de estágios iniciais do câncer de mama em complemento a mastectomia parcial, proposta demandada pela CARL ZEISS MEDITEC AG.

A radioterapia intraoperatória (RT-IO) é a administração de níveis terapêuticos de radiação diretamente no tumor alvo, enquanto o mesmo está exposto durante a cirurgia, poupando o tecido circundante normal. Saiba mais sobre o assunto em nossa página especial.

Essa modalidade de tratamento permite a utilização de doses eficazes mais elevadas de radiação em comparação com a radioterapia convencional, onde nem sempre é possível a utilização de doses muito elevadas, uma vez que os órgãos sensíveis podem estar próximos. Na RT-IO, ainda existe a possibilidade dos médicos afastarem temporariamente os órgãos vizinhos ou protegê-los da exposição à radiação.

A Consulta Pública se baseia no Relatório elaborado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias – CONITEC no qual recomenda a incorporação deste tipo de radioterapia no SUS.

E agora?

As contribuições deverão ser enviadas até o dia 03/08/2016, através do preenchimento de formulário próprio disponível no site da CONITEC.

A Secretaria Executiva da CONITEC avaliará as contribuições apresentadas a respeito da matéria e com base nos dados levantado avaliará se incorporará a radioterapia intraoperatória no SUS.

Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive