Tipos de Câncer

Câncer de Timo

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Bayer Janssen MSD Takeda Astellas UICC Libbs Abbvie Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Servier Viatris


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Estadiamento do Câncer de Timo

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 28/11/2013 - Data de atualização: 05/06/2017


O estadiamento descreve aspectos do câncer, como localização, se disseminou, e se está afetando as funções de outros órgãos do corpo. Conhecer o estágio do tumor ajuda na definição do tipo de tratamento e a prever o prognóstico do paciente.

Sistema de Estadiamento Masaoka

O sistema de estadiamento mais utilizado para o câncer de timo é o sistema Masaoka, que está baseado em:

  • Extensão da doença.
  • Se o tumor é invasivo.
  • Se existem células tumorais fora do timo.

O sistema de estadiamento Masaoka classifica o timoma em quatro estágios:

Estágio I. O timoma é não invasivo, isto é, não se disseminou no interior da cápsula do timo.

Estágio II. Está dividido em:
Estágio IIA. O tumor está se desenvolvendo no interior da cápsula.
Estágio IIB. O tumor se desenvolveu além da cápsula acometendo tecidos adiposos próximos, podendo ter atingido o mediastino.

Estágio III. O timoma invadiu os tecidos vizinhos ou órgãos da parte inferior do pescoço ou superior do tórax, incluindo o pericárdio, pulmões ou os principais vasos sanguíneos (veia cava superior e aorta).

Estágio IV. Está dividido em:
Estágio IVA. O timoma se disseminou por toda a pleura e/ou pericárdio.
Estágio IVB. O timoma se disseminou para outros órgãos distantes. Os locais mais comuns de disseminação são o osso, fígado e pulmões.

Tumor Ressecável x Tumor Irressecável

O sistema de estadiamento Masaoka fornece o prognóstico de um paciente. Mas, para fins de tratamento, os médicos utilizam frequentemente um sistema mais simples baseado em se o tumor é (ou não) operável.

Em termos gerais, quase todos os tumores estágios I e II, a maioria do estágio III e até mesmo alguns do estágio IV são potencialmente ressecáveis, mas existem exceções. A ressecabilidade é baseada em se o tumor se disseminou pelos tecidos adjacentes ou se disseminou para outros órgãos, bem como sobre a possibilidade (ou não) do paciente estar saudável o suficiente para suportar uma cirurgia.

A cirurgia, sempre que possível, é uma parte do tratamento. Em alguns casos, outras formas de tratamento, como radioterapia ou quimioterapia, são indicadas.

Outros Fatores Prognósticos


O prognóstico após o tratamento de um timoma depende da extensão do tumor e seu estadiamento. Mas outras características também são importantes, como sua classificação celular e se o tumor pode ser totalmente retirado.

Fonte: American Cancer Society (17/03/2015)


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive