Sinais e sintomas do câncer de timo

Muitos tumores do timo podem ser diagnosticados em radiografias realizadas por algum outro motivo, antes do paciente ter qualquer queixa ou quando o paciente vai ao médico por apresentar determinados sinais e sintomas. Estes sinais e sintomas podem estar relacionados com o tumor em si ou podem ser devido a uma síndrome paraneoplásica.
 
Embora estes sinais e sintomas possam ser provocados por tumores do timo, também podem ser decorrentes de outras patologias. Se você tiver qualquer um dos sinais e sintomas relacionados a seguir, procure um médico imediatamente, para que a causa possa ser diagnosticada,  e, se necessário, iniciado o tratamento.
 
Sintomas provocados pelo tumor
 
Os tumores do timo podem pressionar estruturas próximas, provocando sintomas como:

  • Falta de ar.
  • Tosse.
  • Dor no peito.
  • Problemas de deglutição.
  • Perda de apetite.
  • Perda de peso.

O timo está localizado próximo da veia cava superior, o principal vaso sanguíneo que leva o sangue da parte superior do corpo e cabeça para o coração. Os tumores que pressionam esse vaso podem provocar o que se denomina síndrome da veia cava superior, o que pode incluir:

  • Inchaço no rosto, pescoço e parte superior do tórax.
  • Inchaço das veias que podem tornar-se visíveis nesta parte do corpo.
  • Dores de cabeça.
  • Sensação de tontura.

Síndrome paraneoplásica
 
Esta condição está relacionada com o câncer, mas não é a causa direta do tumor.  Por exemplo, as pessoas com timomas podem desenvolver doenças autoimunes, onde o sistema imunológico começa a atacar o próprio organismo. Parte da função normal do timo é ajudar a manter o sistema imunológico ativo, o que pode explicar porque isso acontece.

  • Miastenia gravis. De 30% a 65% das pessoas com timomas também têm miastenia gravis, que é a doença autoimune mais frequentemente associada ao timoma. Nesta enfermidade, o sistema imunológico produz anticorpos que bloqueiam os sinais químicos que fazem os músculos se moverem, provocando fraqueza muscular severa. Pessoas com miastenia gravis  se cansam facilmente. Embora os pacientes tenham diminuição da força muscular em todo o corpo, os sintomas provocados pela fraqueza dos músculos dos olhos, pescoço e tórax podem ser os mais problemáticos. A fraqueza nos músculos do olho pode provocar visão turva ou dupla e pálpebras caídas, enquanto os músculos do pescoço fracos podem levar a problemas com a deglutição. Fraqueza dos músculos peitorais e diafragma podem provocar problemas respiratórios e falta de ar. A miastenia gravis pode ser tratada com a retirada do timo ou com medicamentos.
     
  • Aplasia de glóbulos vermelhos. A aplasia de células vermelhas, na qual a capacidade do corpo de produzir novos glóbulos vermelhos é severamente reduzida, ocorre em cerca de 5% dos pacientes com timoma. Os glóbulos vermelhos transportam oxigênio dos pulmões para outros tecidos do corpo. A redução da produção de glóbulos vermelhos provoca anemia. Os sintomas da anemia podem incluir fraqueza, tonturas, falta de ar e cansaço. O tratamento usual é a retirada do timo.
     
  • Hipogamaglobulinemia. É um distúrbio no qual o corpo produz baixas quantidades de anticorpos que combatem as infecções, deixando o indivíduo susceptível a elas. A hipogamaglobulinemia se desenvolve em 5% a 10% dos pacientes com timoma. Por outro lado 10% dos pacientes com hipogamaglobulinemia tem um timoma. A retirada do timo não modifica a condição desta doença.

Outras doenças autoimunes. Muitas outras doenças autoimunes também têm sido associadas aos timomas. No entanto, elas são muito menos frequentes do que a miastenia grave, aplasia de células vermelhas ou hipogamaglobulinemia. Alguns exemplos incluem:

  • Lúpus eritematoso sistêmico.
  • Polimiosite.
  • Colite ulcerativa.
  • Artrite reumatoide.
  • Síndrome de Sjögren.
  • Sarcoidose.
  • Esclerodermia.

A grande maioria das pessoas que tem essas doenças autoimunes não tem timoma.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 04/10/2017, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho