Tipos de Câncer

Câncer de Colo do Útero


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia Sanofi Grunenthal Sirtex Servier Oncologia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Diagnóstico do Câncer de Colo do Útero

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 30/10/2014 - Data de atualização: 11/02/2020


Alguns cânceres de colo do útero podem ser diagnosticados quando são encontrados resultados anormais do exame de Papanicolaou, o que levará à realização de mais exames para a confirmação diagnóstica da doença.

O câncer de colo do útero também pode ser suspeitado quando a mulher apresenta sintomas como sangramento vaginal anormal ou dor durante a relação sexual. Se você estiver apresentando algum desses sintomas, consulte um médico, que irá examiná-la e poderá solicitar alguns exames para diagnosticar e tratar uma lesão pré-cancerígena.

No caso de diagnóstico de câncer de colo do útero invasivo, o médico a encaminhará para um oncologista ginecológico, médico especializado em cânceres do sistema reprodutivo feminino.

Histórico clínico e exame físico

Durante a consulta, o médico fará perguntas sobre o histórico clínico da paciente e de seus familiares mais próximos. Isso inclui informações relacionadas aos fatores de risco e sintomas do câncer de colo do útero. O exame físico completo avaliará o estado geral de saúde da paciente. O médico fará um exame pélvico e pode colher material para o Papanicolaou. Além disso, atenção especial será dada aos linfonodos para verificar a presença (ou não) de metástase.

O exame de Papanicolaou é um exame rotineiro de prevenção, não um exame de diagnóstico. Um resultado de Papanicolaou anormal, significa que outros exames deverão ser realizados para determinar a presença de um câncer ou uma lesão pré-cancerígena. Esses exames incluem a colposcopia, raspagem endocervical e biópsias.

Fonte: American Cancer Society (03/01/2020)



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive