Tipos de Câncer

Câncer de Colo do Útero


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Diagnóstico do Câncer de Colo do Útero

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 30/10/2014 - Data de atualização: 11/02/2020


Alguns cânceres de colo do útero podem ser diagnosticados quando são encontrados resultados anormais do exame de Papanicolaou, o que levará à realização de mais exames para a confirmação diagnóstica da doença.

O câncer de colo do útero também pode ser suspeitado quando a mulher apresenta sintomas como sangramento vaginal anormal ou dor durante a relação sexual. Se você estiver apresentando algum desses sintomas, consulte um médico, que irá examiná-la e poderá solicitar alguns exames para diagnosticar e tratar uma lesão pré-cancerígena.

No caso de diagnóstico de câncer de colo do útero invasivo, o médico a encaminhará para um oncologista ginecológico, médico especializado em cânceres do sistema reprodutivo feminino.

Histórico clínico e exame físico

Durante a consulta, o médico fará perguntas sobre o histórico clínico da paciente e de seus familiares mais próximos. Isso inclui informações relacionadas aos fatores de risco e sintomas do câncer de colo do útero. O exame físico completo avaliará o estado geral de saúde da paciente. O médico fará um exame pélvico e pode colher material para o Papanicolaou. Além disso, atenção especial será dada aos linfonodos para verificar a presença (ou não) de metástase.

O exame de Papanicolaou é um exame rotineiro de prevenção, não um exame de diagnóstico. Um resultado de Papanicolaou anormal, significa que outros exames deverão ser realizados para determinar a presença de um câncer ou uma lesão pré-cancerígena. Esses exames incluem a colposcopia, raspagem endocervical e biópsias.

Fonte: American Cancer Society (03/01/2020)



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive