Tipos de Câncer

Rabdomiossarcoma

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT Abbvie Ipsen Shire


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Detecção Precoce do Rabdomiossarcoma

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 02/05/2017 - Data de atualização: 02/05/2017


Atualmente, não existem exames de rastreamento para o rabdomiossarcoma.

Entretanto, o rabdomiossarcoma muitas vezes provoca sintomas que permite que seja diagnosticado antes que esteja disseminado para outros órgãos. Por exemplo, os tumores pequenos que começam nos músculos da parte posterior do olho fazem com que o olho seja um pouco protuberante. Os tumores da cavidade nasal frequentemente provocam congestão nasal, hemorragias nasais ou presença de sangue no muco. Quando são formadas pequenas protuberâncias na superfície do corpo, muitas vezes, as próprias crianças ou seus pais podem vê-las ou senti-las.

Muitos casos de rabdomiossarcoma começam na bexiga ou outras partes do trato urinário, provocando problemas para esvaziar a bexiga ou sangue na urina. Os tumores que começam na região dos testículos dos meninos podem provocar inchaço indolor, que muitas vezes é notado pelos pais. Nas meninas o rabdomiossarcoma na região da vagina pode provocar hemorragia ou corrimento vaginal.

Pode ser mais difícil identificar tumores nos braços, pernas e tronco de crianças mais velhas, porque muitas vezes elas apresentam dor ou lesões após provocadas por brincadeiras infantis ou atividades esportivas.

Existem muitas outras causas devido aos sintomas mencionados acima, e a maioria delas não são significativas, mas é importante sempre verificar a causa com um médico. Isso inclui que o médico examine seu filho para qualquer dor, inchaço ou nódulos que cresçam rapidamente ou que não desapareçam após uma semana.

Cerca de 30% destes cânceres são diagnosticados precocemente, podendo ser completamente removidos com tratamento cirúrgico. Mas mesmo quando isso acontece, tumores pequenos, que não são visualizados, sentidos e nem diagnosticados por exames de imagem, já poderiam estar disseminados, razão pela qual outros tratamentos são necessários.

Famílias com problemas de doenças hereditárias conhecidas que aumentam o risco do rabdomiossarcoma ou que têm vários membros da família com câncer, em especial câncer infantil, devem conversar com seu médico sobre a necessidade de realizarem exames com mais frequência.

Fonte: American Cancer Society (21/11/2014)


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive