Painel de Políticas Públicas do Câncer

Voltar

SUS incorpora laser para tratar mucosite oral em pacientes oncológicos

Políticas Públicas Relacionadas ao Câncer

O Ministério da Saúde oficializou a inclusão de um novo procedimento no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Portaria SAES/MS nº 3.035/2025. A medida incorpora a fotobiomodulação a laser de baixa potência para o tratamento da mucosite oral radioinduzida e/ou quimioinduzida, condição comum e altamente debilitante em pacientes que passam por tratamento oncológico, especialmente aqueles em radioterapia e quimioterapia para cânceres de cabeça e pescoço, mama, hematológicos, entre outros.

A mucosite oral, frequentemente causada pelos efeitos tóxicos do tratamento do câncer, provoca inflamação intensa, dor severa, dificuldade para se alimentar, risco de infecções e, muitas vezes, interrupção ou atraso no tratamento oncológico.

Com a inclusão do procedimento no SUS, a fotobiomodulação passa a ser oficialmente financiada e oferecida em nível ambulatorial e hospitalar, como uma terapia capaz de reduzir o processo inflamatório, aliviar a dor, acelerar a cicatrização e melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

A decisão representa um avanço importante na linha de cuidado oncológico, ampliando o acesso a uma tecnologia reconhecida internacionalmente e já utilizada em centros especializados para prevenir e tratar a mucosite.

Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.

Precisa de ajuda? Fale com o Oncoguia aqui!