Painel de Políticas Públicas do Câncer

Voltar

Super centro de telepatologia vai apoiar diagnósticos no SUS

Políticas Públicas Relacionadas ao Câncer

No dia 08 de agosto, a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) promoveu uma live com a participação do Dr. Geronimo, presidente da SBP; Dr. Mozart Sales, Secretário de Atenção Especializada à Saúde; e Dr. Victor Piana de Andrade, Diretor Geral do A.C.Camargo Cancer Center. O encontro teve como tema “Patologia no SUS: Desafios e estratégias no combate ao câncer” e apresentou o projeto do super centro de telepatologia.

Como parte dos esforços para modernizar e ampliar o acesso a diagnósticos oncológicos no Brasil, o Ministério da Saúde, por meio do Proadi-SUS, está implementando uma série de ações para estruturar a rede de patologia em todo o país. Uma das prioridades é reduzir o tempo de emissão dos laudos de biópsia, que atualmente ultrapassa 30 dias em diversas regiões.

Entre as medidas de modernização, destaca-se a criação de um super centro de telepatologia, fruto da parceria entre o A.C.Camargo Cancer Center, o INCA e o Ministério da Saúde. Nesse centro, as lâminas de biópsias serão digitalizadas e encaminhadas para análise especializada, com capacidade de emissão de até 1.000 laudos por dia. A iniciativa visa acelerar diagnósticos e expandir o acesso a regiões com vazios assistenciais.

Atualmente, 13 patologistas atuam em tempo integral no projeto, que também inclui o mapeamento da infraestrutura dos CACONs e UNACONs por meio de um formulário online. Os dados levantados vão subsidiar a formulação de políticas públicas e apoiar gestores locais na identificação de necessidades e investimentos prioritários.

O projeto também prevê a criação e o fortalecimento de laboratórios de patologia em locais que ainda não contam com essa estrutura. Isso inclui desde a aquisição de equipamentos, como escaneadores de lâminas e câmeras para discussão remota, até a formação de novos profissionais, com apoio da SBP.

Os laudos gerados serão convertidos em dados estratégicos, permitindo análises que auxiliarão no planejamento e na gestão da saúde pública, além de orientar ações mais eficazes e a melhor alocação de recursos.

Com a oncologia definida como uma das prioridades do Ministério da Saúde, o fortalecimento da patologia é um passo fundamental para garantir o diagnóstico precoce e ampliar o acesso ao tratamento do câncer em todo o território nacional.

Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.

Precisa de ajuda? Fale com o Oncoguia aqui!