Painel de Políticas Públicas do Câncer
VoltarSociedade participa em peso de consulta sobre melanoma
Políticas Públicas Relacionadas ao CâncerO que houve?
Foram apresentadas, pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC), as contribuições realizadas pelo público leigo e científico na Consulta Pública MS-SCTIE nº 85/19 a respeito da recomendação relativa à proposta de incorporação da terapia-alvo (vemurafenibe, dabrafenibe, cobimetinibe, trametinibe) e imunoterapia (ipilimumabe, nivolumabe, pembrolizumabe) para o tratamento de primeira linha do melanoma avançado não-cirúrgico e metastático, apresentada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (SCTIE/MS).
Foram 98 páginas de contribuições técnicas e 286 páginas de contribuições sobre experiências e opiniões de pacientes, familiares e cuidadores.
Tendo em vista a inquestionável eficácia dos tratamentos avaliados, a maioria absoluta das contribuições discordaram da recomendação preliminar da Conitec sobre a não incorporação dos medicamentos demandados, com apresentação de argumentos e estudos científicos que confirmam a veracidade dos dados apresentados.
Tenha acesso aqui ao relatório de contribuições técnicas.
Tenha acesso aqui ao relatório de contribuições sobre experiências e opiniões.
E agora?
As contribuições serão analisadas pela CONITEC que posteriormente publicará relatório contendo sua recomendação final. O Instituto Oncoguia também enviou suas contribuições nesta consulta.
Tenha acesso aqui ao nosso posicionamento.
Reiteramos a necessidade de articulações conjuntas entre Ministério da Saúde e laboratórios fabricantes dos medicamentos demandados, para que o paciente do SUS com melanoma avançado tenha acesso às terapias que necessitam a um custo efetivo, justo e viável para aquisição pelo governo.


