Painel de Políticas Públicas do Câncer
VoltarSessão solene do Dia Mundial Sem Tabaco no Congresso Nacional
Políticas Públicas Relacionadas ao CâncerNo dia 29/05, nossas voluntárias estiveram na Câmara dos Deputados em Sessão Solene para homenagear o Dia Mundial Sem Tabaco que será comemorado no dia 31 de Maio.
O plenário da Câmara dos Deputados esteve movimentado pela homenagem que foi organizada pelo deputado Zacharias Calil e presidida pelo Deputado Luiz Couto, pedido da ACT Promoção da Saúde.
O deputado Luiz Couto apresentou alguns dados, como de que o fumo mata cerca de 161 mil pessoas por ano no Brasil e é responsável por 13% dos óbitos, sendo que o tabagismo é fator de risco para cerca de 50 doenças. Além disso, a plantação do tabaco ocupa grandes áreas que poderiam ser utilizadas para o plantio de comida, por isso o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é “precisamos de comida e não de tabaco”. Foi ressaltado também a importância de ter políticas públicas para o controle do tabaco no país.
Socorro Gross, representante da OPAS/OMS no Brasil, falou sobre os avanços alcançados pelo Brasil na luta contra-tabagista e o perigo dos vapes e cigarros eletrônicos. Para ela, a escolha do tema pela OMS é para conscientizar sobre a importância da substituição das áreas de plantação de fumo por alimentos, já vivemos um momento de insegurança alimentar gravíssimo, onde 3 em cada 10 pessoas no mundo enfrentam esse problema e no Brasil 6 em cada 10 brasileiros não têm acesso a três refeições por dia.
Roberto Gil, diretor do INCA, apontou que os vapes são proibidos no país e que é importante que os produtores de fumo tenham apoio por meio de políticas públicas para mudar seu cultivo e celebra a reestruturação da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CONICQ).
Nossa voluntária Claudia Lopes, paciente de câncer de pulmão, esteve presente representando o Oncoguia e levou recado da nossa presidente para o importante debate. Cláudia ressaltou que o tabagismo é o principal fator de risco para 10 tipos de câncer, como o câncer de pulmão, boca e laringe. Ela comentou sobre a pesquisa realizada pelo Instituto Oncoguia onde 40% dos entrevistados afirmaram que acreditam que o tabaco causa apenas câncer de pulmão, o que mostra um desconhecimento dos riscos. Outros dados apontam que 80% dos fumantes desejam parar de fumar e apenas 3% conseguem, por isso ressaltou que o tratamento do tabagismo deve envolver equipe multiprofissional e medicamentosa e que esse tratamento está disponível no SUS.
Precisamos avançar com os desafios propostos para a redução de produção e mais apoio e informação à população!
Você pode conferir o evento completo aqui
Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.


