Painel de Políticas Públicas do Câncer
VoltarOutubro Rosa é marcado por eventos sobre câncer de mama no Congresso Nacional
Discussões Legislativas
Durante o mês de outubro, importantes eventos foram realizados na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, com a presença do Oncoguia e de autoridades do Legislativo, Executivo e do Judiciário, além de profissionais e instituições da sociedade civil que atuam em prol das pacientes com câncer de mama. Além da sessão solene de abertura do Outubro Rosa no Congresso Nacional, onde participamos da iluminação do prédio com projeções em alusão à prevenção do câncer de mama, outros três eventos marcaram o mês de outubro.
A Sessão Especial do Senado Federal sobre o Outubro Rosa, realizada dia 9/10 contou com a presidência da senadora Leila Barros e reuniu autoridades do Ministério da Saúde, Ministério das Mulheres, Fiocruz, Sociedade Brasileira de Mastologia e diversas organizações da sociedade civil organizada. O encontro reforçou a importância do Outubro Rosa como movimento de conscientização global sobre o câncer de mama, destacando a necessidade de diagnóstico precoce, equidade no acesso aos serviços de saúde e políticas públicas efetivas que unam prevenção, tratamento e apoio emocional às mulheres.
Durante a sessão, especialistas, gestores e pacientes com câncer compartilharam experiências e avanços recentes na área oncológica, enfatizando que o cuidado integral com a saúde da mulher depende de esforços contínuos, integrados e intersetoriais.
Assista ao evento completo.
A Homenagem à Campanha Internacional do Outubro Rosa, realizada na Câmara dos Deputados, no dia 20/10, destacou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, reforçando o papel da mamografia e do autocuidado. Na ocasião, foram apresentados dados que mostram que a cobertura de mamografia ainda é insuficiente, especialmente em algumas regiões do Norte, com menos de 10% das mulheres que realizaram o exame. Foram destacados projetos e iniciativas inovadoras, como o Goiás Todo Rosa, que realiza mapeamento genético e capacita agentes comunitários para rastreamento e orientação das pacientes.
A participação do Oncoguia buscou parabenizar e celebrar os avanços anunciados pelo Ministério da Saúde durante o mês, e reforçar a importância da transparência e agilidade nas ações para garantir o melhor cuidado às pacientes. O evento reforçou que a prevenção, diagnóstico precoce e cuidado integral são essenciais para reduzir mortes e oferecer equidade no tratamento para as mulheres com câncer de mama.
Assista ao evento completo.
Ainda, participamos do Seminário “Rumo a Zero Mortes Evitáveis por Câncer de Mama”, realizado na Câmara dos Deputados no dia 29/10, cujo objetivo central foi articular ações entre os Três Poderes e a sociedade civil para eliminar mortes evitáveis por câncer de mama, com foco em diagnóstico precoce, tratamento universal e redução de desigualdades regionais e sociais. Durante o evento, o Oncoguia apresentou os resultados do estudo “Meu SUS é diferente do seu SUS”, evidenciando as desigualdades regionais e sociais no acesso a diagnóstico e tratamento e reforçando que muitas mortes poderiam ser evitadas com o atendimento oportuno e padronizado em todo o país.
Ao longo do seminário, especialistas, parlamentares e representantes do Poder Executivo e Judiciário ressaltaram avanços importantes, como a implementação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, a centralização da compra de medicamentos oncológicos, a ampliação da mamografia a partir dos 40 anos e a consolidação de protocolos clínicos modernos. Ao final do evento, foi lido o Compromisso Nacional Rumo A Zero Mortes Evitáveis Por Câncer De Mama, que trouxe metas nacionais até 2040 com base nas diretrizes do GBCI/OMS e da PNPCC.
Assista ao evento completo.
Eventos como esses demonstram que o Outubro Rosa vai muito além de um mês de conscientização: são oportunidades estratégicas para fortalecer diálogos, apresentar avanços científicos e discutir políticas públicas eficazes. A participação do Oncoguia reforça a relevância da colaboração entre sociedade civil, parlamentares e gestores, consolidando ações que promovem prevenção, acesso universal e dignidade para todas as mulheres afetadas pelo câncer de mama.
Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.


