Painel de Políticas Públicas do Câncer
VoltarOncoguia questiona sobre interrupção na análise de remédio na Conitec
Políticas Públicas Relacionadas ao CâncerO Oncoguia está sempre acompanhando e participando ativamente dos espaços de participação social. Acompanhamos todos os novos processos de incorporação no sistema de saúde de medicamentos e terapias, com o objetivo de garantir que as opções mais eficazes e necessárias cheguem aos pacientes de forma justa e acessível.
Por isso, acompanhamos que em 2023 foram apresentadas duas perspectivas do paciente (53 e 54/2023) relacionadas ao medicamento Trastuzumabe deruxtecana, com duas indicações para o tratamento do câncer de mama. Apesar disso, o processo não teve continuidade na Conitec, tendo sido interrompido antes de uma análise final. Diante disso, questionamos o Ministério da Saúde sobre o motivo pelo qual o medicamento não foi encaminhado para consulta pública e o que levou à interrupção do processo de avaliação.
Em resposta ao Pedido de Acesso à Informação (LAI), o Ministério esclareceu que a questão envolvendo o Trastuzumabe deruxtecana para o tratamento de câncer de mama estava vinculada a uma solicitação de elaboração de estudos de avaliação de tecnologia em saúde, realizada por uma área técnica interna da pasta. Após a conclusão desses estudos, a área se manifestou de forma negativa quanto ao prosseguimento do pedido de incorporação do medicamento, resultando na interrupção do processo de análise e participação social.
Leia na íntegra o pedido de informação via LAI.
Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.


