Painel de Políticas Públicas do Câncer
VoltarOncoguia participa do TJCC 2025
Novidades
O Oncoguia teve participação expressiva no 12º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC) 2025, evento anual que reúne especialistas, pacientes e gestores para discutir políticas públicas e inovações em oncologia.
Ao longo do evento, que ocorreu entre os dias 16 e 18 de setembro em São Paulo, o Oncoguia contribuiu com moderação de painéis, palestras e relatos de experiência, reforçando a importância de valorizar as experiências de pacientes e aprimorar as políticas de cuidado oncológico no país.
Debates sobre Políticas Públicas
O Oncoguia esteve presente em diversas mesas focadas no aprimoramento de políticas públicas. A presidente do Instituto, Luciana Holtz, participou da sessão “Do Advocacy à Prática: Fortalecendo Associações de Pacientes e Superando Barreiras no Acesso às Inovações”. A mesa discutiu os gargalos existentes para garantir o acesso à inovação no SUS, passando pelo registro e precificação de tecnologias até a incorporação pela Conitec.
Ainda na temática de ampliação de acesso, a gerente de Advocacy e Políticas Públicas, Helena Esteves, representou o Oncoguia participando da mesa: Equidade no Acesso à Oncologia: Da Pesquisa Clínica à Dispensação no SUS. Durante a mesa, abordou os principais desafios e oportunidades para ampliar o acesso a tratamentos oncológicos no sistema público.
Valorização da jornada do paciente
O Oncoguia também esteve engajado em mesas centradas na valorização da experiência do paciente e na humanização do cuidado. Luciana Holtz moderou o painel “Cada Jornada é Única: Histórias de Mulheres que Passaram pelo Diagnóstico de Câncer de Mama Triplo Negativo”, que discutiu com pacientes sobre suas vivências ao longo da trajetória de diagnóstico e tratamento da doença. Na mesa, participaram também as voluntárias do Oncoguia, Michele Pereira e Elisabeth Moreira, que enriqueceram o debate ao compartilhar suas próprias histórias, aprendizados e desafios na jornada com a doença.
Luciana Holtz também participou da mesa “Um Toque de Coragem: Por um Novo Olhar sobre o Câncer de Próstata”, que debateu a importância de acesso a tratamentos seguros e eficazes que preservem a qualidade de vida e reflitam as prioridades dos pacientes de câncer de próstata.
Nossa vice-presidente, Evelin Scarelli, moderou a discussão Decisão Compartilhada no Câncer de Mama Avançado: Reintegração, Autonomia e Protagonismo da Paciente. A mesa também contou com a voluntária do Oncoguia, Marta Maria da Silva, que discutiu com as outras integrantes da mesa os principais desafios enfrentados pelas pacientes, reforçando a importância da humanização do cuidado, da escuta qualificada e do fortalecimento da capacidade da paciente de compreender e participar das decisões sobre seu tratamento.
Evelin Scarelli foi também palestrante, ao lado da voluntária do Oncoguia Mari Anjo Rosa, na mesa “Câncer de Mama: Com Apoio, a Vida Segue”, que teve como objetivo debater com médicos, especialistas e pacientes caminhos inovadores para a superação dos principais desafios do câncer de mama no Brasil.
As voluntárias Marjorie Vannucci e Giovanna Charaba contribuíram com suas experiências em “Juntos na Jornada – Acolhimento, Superação e Vida Após o Diagnóstico”. A mesa abordou a importância do acolhimento ao longo de todo o processo de enfrentamento da doença, discutindo como e como essa rede de apoio impacta a trajetória dos pacientes desde o diagnóstico, durante o tratamento e no pós-tratamento.
Silvia Ferrite, também voluntária do Oncoguia, moderou a mesa “Muito Além do Laudo: Conectando Ciência, Escuta e Protagonismo no Câncer de Mama”, que promoveu uma conversa multidisciplinar sobre avanços no diagnóstico, desafios na prática clínica e a importância da escuta ativa para construir um cuidado cada vez mais humano e centrado na pessoa.
A programação contou ainda com a participação da voluntária Anne Carrari, que compôs a mesa “Cuidado Centrado em Valores: E se o Paciente Pudesse Escolher o que Realmente Importa?”, que discutiu a inserção de cuidados paliativos desde o diagnóstico, e reforçou a importância da gestão do cuidado focada no que realmente importa para o paciente.
Por fim, Anne Carrari e Isabel Caruso Ferreira participaram do podcast “Mutação Genética e o Câncer”, que abordou avanços científicos e a relevância de conhecer as mutações relacionadas à doença.
Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.


