Painel de Políticas Públicas do Câncer
VoltarOncoguia engaja municípios no combate ao tabagismo
Políticas Públicas Relacionadas ao Câncer
O projeto Municípios Parceiros no Controle do Tabagismo, realizado pelo Oncoguia e a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, em parceria com a Umane, tem como objetivo fortalecer a atuação das Câmaras Municipais no enfrentamento ao tabagismo e na implementação de políticas locais de prevenção do câncer.
Para isso, estão sendo realizadas oficinas de capacitação e debate sobre como implementar e fortalecer iniciativas para o controle do tabagismo nos municípios. Com o público-alvo de vereadores e funcionários do Legislativo municipal, o projeto traz informações sobre as legislações já existentes e ações complementares que podem ser realizadas para fortalecer o tema em cada cidade, como medidas de proteção contra os cigarros eletrônicos.
O projeto irá passar por 10 municípios paulistas, mapeados de acordo com as regiões de saúde e distribuição geográfica no estado. Até o momento, já foram realizadas seis oficinas presenciais: Campinas (23/05); Santos (04/06), Ribeirão Preto (14/08), Sorocaba (20/08), Botucatu (26/08) e Presidente Prudente (03/09). Ainda devem receber oficinas as cidades de Franca (17/09) e São Paulo (14/10), além de Registro e São José do Rio Preto que estão aguardando definição de data.
No total, 39 vereadores e suas equipes estiveram presentes nas oficinas, representando os municípios-sede e vizinhos, que vem engajando nos eventos. Resultados práticos já começam a ser vistos, como a apresentação do Projeto de Lei de orientação e conscientização sobre os malefícios do cigarro eletrônico em Santos.
Além disso, mais de 100 participantes diretos já foram capacitados, incluindo equipes técnicas das Câmaras Municipais, Escolas do Legislativos e Secretarias de Saúde dos Municípios, somado ao alcance significativamente ampliado pelas transmissões online das oficinas. A pesquisa de satisfação mostrou 100% de aprovação pelos respondentes, com 95% dos participantes afirmando que pretendem realizar ações de conscientização e projetos de lei em seus municípios.
De forma transversal, os aprendizados apontam para o papel estratégico dos municípios no controle do tabagismo e câncer, a importância da integração entre Legislativo e Executivo, o protagonismo juvenil e comunitário na mobilização social e a necessidade de enfrentar novos desafios regulatórios, como os cigarros eletrônicos. O projeto já demonstra capacidade de transformar conhecimento em ação concreta, tendo como exemplo marcante a proposição legislativa em Santos após a oficina.
Para retomar as oficinas realizadas, acesse:
Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.


