Painel de Políticas Públicas do Câncer

Voltar

Oncoguia contribui em CP sobre de atualização do Rol da ANS

Políticas Públicas Relacionadas ao Câncer

Iniciamos setembro contribuindo na consulta pública (CP) nº 99, que teve como objetivo atualizar o modo como a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) faz a análise de tecnologias a serem incorporadas no Rol de procedimentos e eventos em saúde, lista de quais medicamentos e exames os planos de saúde precisam oferecer aos pacientes que utilizam.

Em março de 2022, foi aprovada uma mudança na forma como o rol da ANS é atualizado, através da Lei 14.307/22 (você pode relembrar aqui).  Com o novo rito de atualização do rol, foi dada prioridade à análise de medicamentos oncológicos orais e foi garantida mais participação social em todo o processo. A partir da aprovação da Lei, ficou sob a responsabilidade da ANS em definir as minúcias do processo, com regras específicas para o seu funcionamento. Foi nesse sentido que a CP 99 foi aberta, para receber contribuições na resolução que vai regulamentar o processo de avaliação de tecnologias.

Ao longo dos meses, com o novo processo de incorporação da ANS, acompanhamos e atuamos na Cosaúde, comitê formado para discutir e deliberar as decisões da agência, e observamos aperfeiçoamentos necessários para que a sociedade tenha cada vez mais clareza de todo o processo e consiga participar. Por isso, preparamos uma contribuição para a consulta pública. 

Um dos principais pontos da nossa contribuição é dar maior transparência e coordenação entre as etapas do processo de análise e deliberação da Cosaúde. O que vem acontecendo na prática é uma discussão feita pela Cosaúde, com definição de parecer, porém a recomendação preliminar posta em consulta pública é a definição da Diretoria Colegiada da ANS (Dicol) - inclusive não deixando claro qual a influência que a discussão da Cosaúde tem na recomendação vinda da Dicol da ANS. Entendemos que dessa forma, o processo fica mais confuso e menos transparente, e por isso propomos uma série de mudanças para melhorar esse e outros pontos. 


Para ter acesso a nossa contribuição na íntegra da CP 99, clique aqui.
Para ter acesso a resolução proposta pela ANS, clique aqui.

Agora, a ANS vai analisar as contribuições enviadas e publicar sua resolução final do processo. Continuaremos acompanhando o processo e trazendo atualizações para vocês. 

Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.
 

Precisa de ajuda? Fale com o Oncoguia aqui!