Painel de Políticas Públicas do Câncer

Voltar

Oncoguia contribui em consultas públicas sobre novos medicamentos para câncer de rim

Políticas Públicas Relacionadas ao Câncer

O que houve?

Abertas desde 30/06, as duas consultas públicas da Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS) visavam receber insumos da sociedade sobre a incorporação de medicamentos para tratamento de carcinoma de células renais avançado e metastático. Com a finalização das consultas no dia 19/07, o Oncoguia enviou sua contribuição, feita com o apoio da médica oncologista Ana Paula Garcia Cardoso.

Entendemos que é essencial a incorporação de novas tecnologias que irão suscitar a atualização da diretriz de tratamento para o câncer de rim. O tratamento de segunda linha para este tipo de câncer é de suma importância.

Na Consulta Pública n° 59, que tratava da incorporação do Pembrolizumabe em associação com Axitinibe e Ipilimumabe em associação com Nivolumabe para tratamento de primeira linha de câncer de células renais, apontamos que a utilização de tratamento com terapias combinadas - ou seja, usar mais de uma droga no tratamento, tem demonstrado grandes qualidades em comparação ao tratamento com monoterapia - uma droga utilizada sozinha. 

Na Consulta Pública n°60, que tratava da incorporação do Cabozantinibe ou Nivolumabe para o tratamento de segunda linha em pacientes com carcinoma de células renais metastático, reforçamos a importância da disponibilização de uma segunda linha de tratamento, visando a progressão no tratamento de pacientes do SUS. Atualmente, a diretriz para o câncer de rim disponibiliza apenas uma primeira linha de tratamento. Com isso, o paciente que não responde à primeira linha de tratamento não possui efetivas alternativas, acabando muitas vezes por retornar ao seu tratamento inicial. 

Leia na íntegra nossa contribuição enviada à Conitec.

E agora?

A Conitec avaliará as contribuições recebidas por meio desta Consulta Pública e, posteriormente, publicará relatório com a sua recomendação final.

Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.

Precisa de ajuda? Fale com o Oncoguia aqui!