Painel de Políticas Públicas do Câncer
VoltarNovas ações no SUS prometem ampliar o acesso a especialistas
Políticas Públicas Relacionadas ao Câncer
O Oncoguia acompanhou o BioSummit Brasil 2025, evento que teve como foco os avanços da saúde pública com a implantação do Programa Mais Acesso a Especialistas, uma iniciativa do Ministério da Saúde que busca ampliar e qualificar a atenção especializada no Sistema Único de Saúde (SUS). O tema central do evento foi a Política Nacional de Atenção Especializada à Saúde (PNAES), apresentada pelo Dr. Rodrigo Alves Torres Oliveira, Diretor de Programa da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES-MS).
Durante o encontro, foram detalhadas diversas ações do programa, um dos destaques é a possibilidade de hospitais da rede privada e filantrópica quitarem até 50% de suas dívidas com a União por meio da prestação de serviços ao SUS, o que deve ajudar a reduzir filas e ampliar a oferta de atendimentos especializados. Rodrigo reforçou que planos de saúde que aderirem ao programa não poderão prejudicar seus segurados por conta dos atendimentos realizados pelo SUS.
Entre as medidas de modernização, está o fortalecimento da telessaúde, com a criação de um super centro de telepatologia em parceria com o AC Camargo e o INCA. Por meio desse centro, lâminas de biópsias serão digitalizadas e enviadas para análise especializada, com capacidade para gerar até 1.000 laudos por dia, agilizando diagnósticos em todo o país.
Além disso, o programa prevê a instalação de 121 novos aceleradores lineares, essenciais para o tratamento de câncer com radioterapia, e ampliação dos atendimentos em policlínicas, ambulatórios e salas de cirurgia, com mais turnos de funcionamento.
A integração da atenção primária com a especializada também foi destacada, especialmente com o apoio do Novo PAC Saúde, que investirá R$ 1,5 bilhão na distribuição de 10 mil kits de equipamentos para as unidades básicas de saúde. Esses kits incluem máquinas de exame portáteis, ultrassons, retinógrafos e espirômetros digitais, modernizando o atendimento e permitindo maior resolutividade na ponta.
A digitalização do SUS avança com o uso do prontuário eletrônico, já adotado por 85% das equipes de saúde, o que facilitará o agendamento eletrônico de consultas especializadas.
O programa também prevê a criação de uma Rede Nacional de Apoiadores, com equipes técnicas do Ministério da Saúde, e a formação de grupos condutores nacionais e estaduais (compostos por Ministério da Saúde, Conass e Conasems) para coordenar as ações.
O Instituto Oncoguia vê com otimismo essas iniciativas, especialmente por seu potencial em garantir diagnósticos mais rápidos e precisos para o câncer, aumentando as chances de tratamento adequado e curativo.
Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.


