Painel de Políticas Públicas do Câncer

Voltar

[NOTA] Pacientes encontram dificuldades para receber atendimento de urgência

Políticas Públicas Relacionadas ao Câncer

Pacientes com câncer não podem receber atendimento de urgência em hospitais não credenciados ao tratamento oncológico em Recife, disseram participantes do I Fórum Regional de Discussão de Políticas de Saúde em Oncologia.

Segundo integrantes da plateia, que se manifestaram durante o debate, se um paciente chega a qualquer hospital gerenciado pela saúde pública estadual e que não ofereça tratamento oncológico, para buscar atendimento de urgência, é orientado a buscar atendimento e um Cacon ou Unacon.

"Muitas vezes o paciente está com um ponto de cirurgia rompido, ou está sofrendo de uma reação adversa dos tratamentos, tem de se dirigir a um centro especializado e que ofereça pronto atendimento, muitas vezes longe de sua residência”, disse o auxiliar de enfermagem José.

Dr. Frederico Tavares reiterou: "Acontece que as próprias emergências dos hospitais oncológicos têm capacidade de atendimento reduzida, suficiente para atender apenas os seus próprios pacientes. Isso gera filas e grandes esperas”, disse.

A Secretaria Estadual da Saúde, embora convidada a participar da mesa de Regulação do Acesso à Saúde, não estava presente para esclarecer a afirmação da plateia. Em nota afirmou que, embora todos os hospitais credenciados pelo SUS no Estado para realizar atendimento oncológico ofereçam tratamento de urgência e emergência, "os pacientes podem procurar pelo serviço próximo de sua residência e, após receberem cuidados especiais, são encaminhados a um centro de referência, caso haja necessidade”.

Precisa de ajuda? Fale com o Oncoguia aqui!