Painel de Políticas Públicas do Câncer

Voltar

Ministério da Saúde realiza primeira compra do medicamento trastuzumabe entansina

Políticas Públicas Relacionadas ao Câncer

O Ministério da Saúde recebeu nesta semana o primeiro lote de trastuzumabe entansina destinado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Este é o primeiro de quatro lotes previstos fruto da primeira compra da medicação realizada pelo Ministério, com as próximas remessas previstas para dezembro de 2025, março e junho de 2026.  Ao todo, segundo o Ministério, foram adquiridos 34,4 mil frascos do medicamento, com a expectativa de atender cerca de 1.144 pacientes do SUS ao longo de 2025.

O trastuzumabe entansina foi avaliado pela Conitec e incorporado ao SUS em setembro de 2022 para pacientes em tratamento adjuvante do câncer de mama HER2-positivo operado em estádio III que apresentaram doença residual após tratamento neoadjuvante.

Na prática, entretanto, o medicamento ainda não havia sido disponibilizado em larga escala no SUS. Isso ocorreu porque, até então, não havia uma pactuação clara sobre quem seria responsável pela aquisição nem orçamento definido para o financiamento.

Agora, com a compra centralizada pelo Ministério da Saúde, o medicamento será distribuído diretamente aos estados e municípios, viabilizando o acesso das pacientes que têm direito a esse tratamento. A aquisição também foi possível graças a uma negociação com a indústria farmacêutica, que resultou em redução significativa no preço comercial do produto.

Essa ação faz parte de um esforço mais amplo do Ministério da Saúde para regularizar a aquisição e o fornecimento de medicamentos oncológicos no país. Entre as medidas adotadas está a pactuação da nova Portaria de Assistência Farmacêutica na Oncologia, que estabelece regras mais claras sobre o financiamento e a responsabilidade de compra desses medicamentos. 


Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia. 
Fonte da imagem: João Risi/Ministério da Saúde

Precisa de ajuda? Fale com o Oncoguia aqui!