Painel de Políticas Públicas do Câncer
VoltarMinistério aprova parcerias para produção de oncológicos
Políticas Públicas Relacionadas ao Câncer
O Ministério da Saúde aprovou recentemente novas Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) voltadas para a área da oncologia.
As PDPs são acordos entre o governo e laboratórios privados ou públicos que têm como objetivo produzir no Brasil medicamentos considerados estratégicos. A medida busca ampliar o acesso da população a tratamentos essenciais, reduzir a dependência de importações e fortalecer a autonomia do país no abastecimento do mercado local.
Na última semana, foi publicada a lista dos medicamentos aprovados para produção em novas parcerias. Entre eles, estão importantes terapias utilizadas no tratamento de diferentes tipos de câncer:
- Bevacizumabe
- Cloridrato de pazopanibe
- Desatinibe e inibidores de tirosina quinase (ITQ)
- Lenalidomida
- Malato de sunitinibe
- Nilotinibe
- Nivolumabe
- Pembrolizumabe
- Pertuzumabe
Ainda não foram divulgados os termos específicos dessas parcerias, como os prazos para início da produção nacional, as indicações clínicas previstas para cada medicamento e outros detalhes relevantes.
O Oncoguia seguirá acompanhando os próximos passos dessa política, avaliando os impactos para os pacientes com câncer e para o sistema de saúde brasileiro.


