Painel de Políticas Públicas do Câncer
Voltar[MATÉRIA] No mês de prevenção ao câncer de pele saiba como evitá-lo e multiplique essa informação
Políticas Públicas Relacionadas ao CâncerTenho a pele muito morena, por isso não há risco de ser atingido pelo câncer de pele; sempre tive centenas de pintinhas no corpo, isso é normal da minha pele; sou resistente ao sol e nem mesmo fico vermelha depois da exposição por muitas horas; o câncer de pele é benigno e não mata.
Diversos mitos ‘rondam’ o imaginário do brasileiro quando o assunto é câncer de pele. Apesar da gravidade e grande incidência no Brasil (é o tipo de câncer mais frequente no país, correspondente a 25% de todos os tumores malignos registrados - INCA), milhares de pessoas ainda acreditam que a doença não é nociva. Mas é! O melanoma cutâneo, por exemplo, que representa 4% das neoplasias malignas da pele é gravíssimo, por conta da alta possibilidade de metástase se não diagnosticado precocemente.Prevenir-se contra o câncer de pele é tão fundamental quanto a qualquer outro tipo de câncer, e requer do indivíduo que conheça as particularidades de sua pele, os fatores de risco da doença (Leia em Fatores de Risco para o Câncer de Pele Melanoma) que tenha hábitos saudáveis de vida e, importantíssimo, que não se exponha por tempo prolongado ao sol e sem proteção, principalmente entre às 10h e às 16h.
Leia mais sobre os cuidados que devem ser tomados em Como Prevenir o Câncer de Pele de Células Basais e Escamosas
Diferente de outros cânceres, que não podem ser vistos a olhos nus e muitas vezes são assintomáticos, o câncer de pele pode ser notado e sentido, e esses são ‘pontos positivos’ para o diagnóstico precoce. Olhares atentos, cuidadosos e regulares do indivíduo a todas as regiões do seu corpo, do coro cabeludo até a planta dos pés, podem revelar sinais do câncer de pele.
Se perceber sintomas como uma ferida que permanece aberta com sangramento por diversos dias; uma verruga em crescimento; uma lesão rósea; uma pinta com assimetria ou cor variável e uma coceira ou formigamento em marca de nascença, por exemplo, é fundamental que a pessoa procure imediatamente por um dermatologista.
Saiba mais sobre detecção precoce em Detecção Precoce do Câncer de Pele Melanoma e Fatores de Risco do Câncer de Pele não Melanoma
E, atenção: Você pode (e deve) pedir ao seu dermatologista, em qualquer consulta de rotina, que ele faça o um exame clínico da sua pele, que avalie todo o seu corpo.
No decorrer do mês de maio, o Instituto Oncoguia promoverá ações e informações sobre o câncer de pele. Fique atendo no Portal Oncoguia, e saiba como ser proativo na prevenção ao câncer de pele. E mais... Seja um agente na batalha contra a doença: Multiplique informações!


