Painel de Políticas Públicas do Câncer

Voltar

Fórum Itinerante Oncoguia fortalece cuidado oncológico no SUS

Novidades

No dia 02 de dezembro, realizamos a reunião de fechamento do Fórum Itinerante Oncoguia, após percorrer as cinco regiões do Brasil. O projeto, que teve como tema central “Câncer, um problema de todos”, teve como objetivo capacitar e promover debates com equipes de saúde das cinco regiões, abrangendo centros de oncologia do SUS, organizações da sociedade civil e secretarias de saúde. A iniciativa apresentou as mais recentes inovações em oncologia e também ouviu os desafios e prioridades enfrentados pelos profissionais e pacientes, considerando determinantes sociais de saúde.

As edições do evento aconteceram entre dezembro de 2024 e setembro de 2025 e foram sediadas nos seguintes locais:

Após a realização das cinco edições do Fórum Itinerante, nos reunimos com representantes de secretarias de saúde e hospitais oncológicos que fizeram parte dos debates para trocar experiências e refletir sobre os próximos passos conjuntamente. Na reunião, estiveram presentes 42 pessoas de todas as regiões do país, com predominância de representantes das secretarias estaduais de saúde. O encontro permitiu a conversa entre gestores de estados diferentes e o compartilhamento de percepções sobre os desafios comuns que enfrentam, fortalecendo o diálogo entre as regiões, além de ampliar a troca de experiências e a disseminação de boas práticas no cuidado oncológico.

Na reunião de encerramento, também apresentamos um pouco dos resultados alcançados com o Fórum Itinerante, no qual, ao longo das cinco edições do evento, participaram 84 palestrantes, mais de 1 mil participantes presenciais e impactou 3.750 profissionais de saúde e gestores, considerando também o público online. A avaliação do evento foi extremamente positiva, com 100% dos respondentes atribuindo nota 9 ou 10.

Os desafios identificados ao longo das edições do Fórum foram, em grande parte, comuns a todas as regiões: 

  • a necessidade de deslocamento de pacientes em busca de cuidado: em alguns estados do Nordeste, por exemplo, até 90% dos pacientes precisam se deslocar para grandes capitais;

  • falta de coordenação com a atenção primária, incluindo baixa cobertura de rastreamento e vacinal;

  • dificuldade de regulação que integre os diferentes níveis de atenção, gerando filas para exames e atrasos no diagnóstico e início do tratamento;

  • insuficiência de profissionais capacitados e disponíveis, concentrados nas capitais; e

  • alta judicialização decorrente da dificuldade de acesso em diferentes etapas da jornada do paciente.

O Fórum Itinerante Oncoguia evidenciou que, embora cada região apresente suas particularidades, muitos desafios enfrentados pelos pacientes e gestores são compartilhados, reforçando a importância de fortalecer o SUS por meio da capacitação profissional, da articulação entre instituições, da inovação tecnológica e do cuidado centrado no paciente. 

Algumas iniciativas valem ser compartilhadas:

  • no Nordeste, destaque para ferramentas digitais de diagnóstico precoce, protocolos integrados e Unidades Itinerantes; 

  • no Centro-Oeste, avanços na descentralização e regionalização de serviços, capacitação profissional e acesso à testagem para tratamentos inovadores; 

  • no Sudeste, implementação de políticas estaduais estruturantes, navegação de pacientes e protocolos de alta suspeição; e 

  • no Sul, modelos de regulação eficiente, integração com atenção primária e parcerias público-privadas.

Durante cada edição do Fórum, selecionamos um paciente oncológico da região para registrar sua história na nossa websérie, que apresentou a jornada, os desafios enfrentados e como os determinantes sociais da saúde se tornam barreiras no acesso ao cuidado.

Assista a WebSérie.

Os relatos foram importantes também para fortalecer a rede de apoio local,  favorecendo o Encontro de Ongs, que deu voz aos pacientes e grupos locais.

O Fórum criou pontes e construiu soluções, fortalecendo redes locais, mobilizando tomadores de decisão, ampliando o acesso à informação qualificada e garantindo a participação ativa dos pacientes, com o objetivo de reduzir desigualdades e assegurar acesso oportuno e equitativo ao diagnóstico e tratamento do câncer em todo o país.

Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.

Precisa de ajuda? Fale com o Oncoguia aqui!