Painel de Políticas Públicas do Câncer
VoltarEvento em Brasília discute avanços no câncer de mama no SUS
Políticas Públicas Relacionadas ao Câncer
Nesta terça-feira, 12 de agosto, Brasília sediou um evento sobre o cuidado integral de pacientes com câncer de mama no Sistema Único de Saúde (SUS), realizado pela Esfera Brasil, em parceria com a Novartis e apoio do Instituto Oncoguia e outras organizações. O encontro reuniu autoridades como o ministro da Saúde Alexandre Padilha, o ministro do STF Gilmar Mendes, o ministro do TCU Bruno Dantas e o secretário do Ministério da Saúde Mozart Sales.
Um dos principais anúncios foi feito pelo ministro Padilha e pelo secretário Mozart Sales, que confirmaram a discussão sobre a atualização do protocolo de tratamento de câncer de mama. A expectativa é que as novas medidas sejam anunciadas para a efetivação do acesso a medicamentos previstos no protocolo, sendo publicadas até o próximo Outubro Rosa.
Também foram debatidas estratégias para disponibilizar novos tratamentos já incorporados ao SUS para outros tipos de câncer também, mas que ainda não estão acessíveis aos pacientes. Entre as propostas, discute-se com o TCU a possibilidade de o Ministério da Saúde negociar a compra de medicamentos de alto custo com a indústria farmacêutica sem divulgar o preço final. A medida visa obter descontos mais significativos, facilitando a aquisição desses tratamentos.
A gerente de advocacy do Oncoguia, Helena Esteves, acompanhou o evento e comentou as medidas anunciadas: “são sinalizações muito importantes por parte do Ministério da Saúde, e muito aguardadas pela comunidade de pacientes. As novas medicações para o câncer de mama foram incorporadas já há mais de 4 anos, mas as pacientes continuam sem conseguir acessá-las de fato. O ministério já chegou a sinalizar diversos prazos para que esse problema fosse resolvido, e esperamos que agora esse novo prazo, até o próximo outubro, seja realmente efetivado.”
Ainda no sentido de melhorar a disponibilização e acesso a novos tratamentos, os representantes do Ministério da Saúde afirmaram que mudanças na Conitec (comissão responsável por analisar as tecnologias disponíveis no SUS) vêm sendo discutidas. Segundo os representantes, a ideia é que a incorporação de medicamentos, exames e procedimentos seja mais alinhada com o calendário orçamentário do Ministério.
Outro ponto em pauta é a ampliação da faixa etária para a mamografia de rastreamento no SUS, que será submetida a uma consulta pública para a participação da sociedade, segundo mencionado pelo ministro Padilha. Além disso, foi anunciado que os primeiros exames com a nova tecnologia de rastreamento do câncer de colo de útero devem começar a ser realizados ainda esta semana.
Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.


