Painel de Políticas Públicas do Câncer

Voltar

[ENTREVISTA] Multidisciplinaridade: Já podemos considerar realidade?

Políticas Públicas Relacionadas ao Câncer
Dr. Marcus Curi é dentista oncológico e trabalha nesta área há mais de 20 anos. Ele conversou com a reportagem do Portal Oncoguia durante o IV Fórum de Discussão de Políticas Públicas em Oncologia. O dentista apontou que a abertura do médico oncologista aos profissionais da equipe multidisciplinar acontece de acordo com a demanda para tais intervenções.

Para ele, infelizmente, a multidisciplinaridade ainda é realidade apenas nos grandes centros urbanos.

Confira a entrevista.

Instituto Oncoguia - Os oncologistas, que são a maior referência ao paciente, estão mais dispostos à multidisciplinaridade em nosso país? Na sua opinião, estamos em progresso?

Dr. Marcus - Não sei dizer se estamos em progresso. É um trabalho de formiguinha mesmo.

Instituto Oncoguia – Porque trabalho de formiguinha?

Dr. Marcus - Pois a abertura acontece a partir do momento em que médico oncologista (que é a figura central) percebe que pode ter um outro profissional que vai ajudá-lo durante o tratamento ou até mesmo na reabilitação. A minha experiência na área da oncologia me aponta para isso.

Instituto Oncoguia – E será que essa aceitação acontece no Brasil, de forma geral, ou somente nos grandes centros?


Dr. Marcus - Infelizmente essa não é verdade no Brasil afora. Estamos falando dos grandes centros. O que vejo em hospitais Sistema Único de Saúde, por exemplo, onde ministro cursos, são pessoas muito interessadas, buscando formação, capacitação para voltar ao seu local de origem e aplicar a multidisciplinaridade, muitas vezes sem a chance de fazê-lo.
Precisa de ajuda? Fale com o Oncoguia aqui!