Painel de Políticas Públicas do Câncer
VoltarDepartamento de Atenção ao Câncer do Ministério da Saúde sob nova direção
Políticas Públicas Relacionadas ao Câncer
O início de 2026 foi marcado por mudanças importantes na liderança da oncologia no Ministério da Saúde.
No final de janeiro, o Dr. José Barreto deixou a direção do Departamento de Atenção ao Câncer (DECAN), principal área responsável por concentrar as discussões sobre oncologia do Ministério da Saúde. No Ministério desde junho de 2024, Dr. José Barreto estava à frente da pasta durante a publicação das principais portarias estruturantes da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer.
No início de fevereiro, a Dra. Guacyra Magalhães Pires Bezerra foi anunciada como a nova diretora do DECAN. Dra. Guacyra é graduada em medicina, com residência em Clínica Médica e Terapia Intensiva e em Oncologia Clínica. Possui também mestrado em Patologia e doutorado em Medicina Tropical, além de experiência prática e formação em gestão de saúde.
A nova diretora assume em um momento crítico da implementação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC). Nos próximos meses, o DECAN será responsável por uma série de publicações para garantir que a nova política seja efetivada. Até abril de 2026, a expectativa é que o foco da pasta seja a regulamentação do AF-Onco, que deverá estruturar todo o fluxo de incorporação, aquisição e financiamento de medicamentos oncológicos do SUS.
Este cenário exigirá da nova diretora uma grande capacidade de articulação, gestão técnica e sensibilidade às demandas dos pacientes. O Oncoguia deseja sucesso à dra. Guacyra em sua jornada e reforça seu compromisso de manter um diálogo construtivo com o Ministério da Saúde, acompanhando atentamente os desdobramentos dessas políticas para assegurar que os avanços planejados cheguem, de fato, à ponta do sistema.
Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.


