Painel de Políticas Públicas do Câncer
VoltarContribuição do Oncoguia na Consulta Pública 95 da ANS
Políticas Públicas Relacionadas ao CâncerTerminamos abril com mais uma consulta pública sobre a inclusão de novos tratamentos no rol de coberturas obrigatórias dos planos de saúde. No dia 20/04, foi encerrada a consulta pública nº 95 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) sobre a incorporação de medicamentos para 4 tipos de câncer, como divulgado aqui.
A Agência recebeu contribuições da sociedade sobre os seguintes tratamentos:
- Apalutamida, para o tratamento de câncer de próstata metastático sensível à castração.
- Enzalutamida, indicado para câncer de próstata sensível à castração. A recomendação inicial é contrária à inclusão.
- Lorlatinibe, indicado para o tratamento de câncer de pulmão não pequenas células.
- Acalabrutinibe, com três indicações: leucemia linfocítica crônica (LLC). Indicação para leucemia linfocítica crônica (LLC) recidivada ou refratária. E para linfoma de células do manto (LCM) recidivado ou refratário.
Como trabalhamos na defesa dos direitos dos pacientes com câncer, buscamos participar dos espaços de participação social, com o respaldo técnico do nosso comitê científico, formado por médicos oncologistas renomados em suas áreas. Assim, contribuímos com a análise dos medicamentos citados acima, corroborando para que eles sejam incluídos na cobertura dos planos de saúde, ratificando o posicionamento das sociedades médicas, tais como a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) e a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).
Para ter acesso a nossa contribuição na íntegra, ratificando a ABHH e SBOC, clique aqui.
Agora, a ANS vai analisar as contribuições enviadas e publicar sua recomendação final. Continuaremos acompanhando o processo e trazendo atualizações para vocês.
Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.


