Painel de Políticas Públicas do Câncer
VoltarContribuição do Oncoguia na Consulta Pública 60 da Conitec
Políticas Públicas Relacionadas ao CâncerNo dia 03 de outubro, contribuímos em mais uma consulta pública sobre a inclusão de novos tratamentos no Sistema Único de Saúde (SUS). Foi encerrada a consulta pública nº 60 da Conitec para incorporação do medicamento Letermovir (Privymtra®) para a prevenção de infecção e doença causada pelo citomegalovírus (CMV) em adultos receptores soropositivos para CMV (R+) submetidos ao transplante de células-tronco hematopoiéticas alogênico.
A infecção pelo citomegalovírus pode acontecer em pacientes transplantados e levar a complicações nessa população. Grupos de pacientes oncológicos que precisam passar por transplante de células tronco, como é o caso dos cânceres hematológicos, podem estar vulneráveis à infecção por esse vírus. Por isso, está em discussão a inclusão de tratamento contra o CMV em pacientes que passaram por esse tipo de transplante, inclusive os pacientes oncológicos.
Como trabalhamos na defesa dos direitos dos pacientes com câncer, buscamos participar dos espaços de participação social, com o respaldo técnico do nosso comitê científico, formado por médicos oncologistas renomados em suas áreas. Nossa contribuição com a análise do medicamento letermovir, corroborando para que ele seja incluído no SUS, foi feita ratificando o posicionamento da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH).
Para ter acesso a nossa contribuição na íntegra, ratificando a ABHH, clique aqui.
Agora, a Conitec vai analisar as contribuições enviadas e publicar sua recomendação final. Continuaremos acompanhando o processo e trazendo atualizações para vocês.
Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.


