Painel de Políticas Públicas do Câncer

Voltar

Conitec avalia vacinas pneumocócicas que previnem infecções como a pneumonia

Participação Social (ATS)

A Conitec abriu uma nova consulta pública para ouvir a sociedade sobre a vacinação de crianças e pacientes imunossuprimidos.

A tecnologia em avaliação é a Vacina pneumocócica conjugada 20-valente para imunização de pacientes de alto risco a partir de 5 anos de idade contra doença pneumocócica (CP número 85).

A consulta pública ficará aberta até o dia 11/11.

A bactéria Streptococcus pneumoniae causa a doença pneumocócica, que pode provocar pneumonia, meningite e septicemia, que são infecções graves que podem levar a complicações e até ao óbito, especialmente em pessoas com o sistema imunológico comprometido, como pacientes oncológicos.

A vacina pneumocócica conjugada protege contra diversos sorotipos dessa bactéria. Sua aplicação em pacientes com câncer é essencial, pois ajuda a prevenir infecções severas, reduz hospitalizações e contribui para a continuidade do tratamento oncológico e uma melhor qualidade de vida. Consulte sempre seu médico para orientações específicas sobre tratamento ou vacinação.

O formulário para contribuição pode ser acessado no site da Conitec.

Para te ajudar a preparar seu depoimento para contribuição nas CPs, temos um passo a passo detalhado.

Após recebida as contribuições, a Conitec vai analisá-las e publicar sua recomendação final. Continuaremos acompanhando o processo e trazendo atualizações.

Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.

Precisa de ajuda? Fale com o Oncoguia aqui!