Painel de Políticas Públicas do Câncer

Voltar

Conitec aprova diretrizes de câncer de fígado

Políticas Públicas Relacionadas ao Câncer

Em maio, a Conitec divulgou uma consulta pública para ouvir a sociedade acerca da atualização de Diretrizes Diagnósticas Terapêuticas (DDTs) para  Carcinoma Hepatocelular no Adulto (um tipo de câncer de fígado), como divulgado aqui. Depois de ouvir a sociedade, a Conitec finalizou o documento e publicou sua atualização. 

A DDT recomenda que o rastreamento seja feito em pacientes com cirrose, portadores de hepatite C e hepatite B. É recomendado que seja feito ultrassom a cada 6 meses, sendo que o diagnóstico também deve ser feito por este exame.

A diretriz dá preferência a tratamentos cirúrgicos quando o paciente não tem cirrose e não cirúrgicos como ablação, radioterapia e quimioembolização. A Conitec não recomendou o uso dos medicamentos tamoxifeno (Novaldex®), sunitinibe (Sutent®), erlotinibe (Tarceva®), flutamida (Eulexin®), acetato de megestrol (Megestat®).

Você pode conferir a versão final completa das Diretrizes aqui. 

O que é DDT?
As DDTs são documentos pautados em evidências científicas que norteiam o cuidado aos pacientes. Essas diretrizes levam em consideração o perfil do paciente e tipos de medicamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) para indicar aos hospitais oncológicos os caminhos para o diagnóstico rápido e o tratamento mais efetivo.

Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia. 

Precisa de ajuda? Fale com o Oncoguia aqui!