Painel de Políticas Públicas do Câncer
VoltarConitec analisa inclusão de vacina para Herpes-zóster
A Conitec abriu uma consulta pública para ouvir a sociedade sobre a inclusão da vacina Herpes-zóster no Sistema Único de Saúde (SUS).
CP 78/25: Vacina recombinante adjuvada para a prevenção do Herpes-zóster em idosos com idade com 80 anos ou mais e indivíduos imunocomprometidos com 18 anos ou mais.
A consulta pública ficará aberta até o dia 06/10.
Acesso o formulário para contribuição.
Para te ajudar a preparar seu depoimento para contribuição na CP, temos um passo a passo detalhado.
A Herpes-zóster é também conhecida como cobreiro e é causada pela reativação do vírus da varicela (catapora), que fica "adormecido" no corpo após a infecção inicial. A reativação ocorre mais frequentemente em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, como idosos ou quem está em tratamento médico intenso, como pacientes oncológicos.
A doença se manifesta como uma erupção dolorosa de bolhas em um lado do corpo, geralmente no tronco ou rosto. Além da dor intensa, pode causar complicações como neuralgia pós-herpética, que é uma dor persistente após a cura das lesões. A recuperação geralmente ocorre em 2 a 3 semanas, mas a dor pode continuar por meses em alguns casos.
No paciente oncológico, é comum que o enfraquecimento do sistema imunológico contribua para o aparecimento da doença. Consulte sempre seu médico para orientações específicas sobre tratamento ou vacinação.
Após recebida as contribuições, a Conitec vai analisá-las e publicar sua recomendação final. Continuaremos acompanhando o processo e trazendo atualizações.
Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.


