Painel de Políticas Públicas do Câncer
VoltarCirurgia robótica para câncer de próstata terá cobertura obrigatória nos planos de saúde
Planos de Saúde
Pacientes de câncer de próstata têm nova tecnologia disponível nos planos de saúde.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) atualizou o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde e aprovou a incorporação da prostatectomia radical assistida por robô. Com a decisão, o procedimento se torna a primeira cirurgia robótica com cobertura obrigatória pelos planos de saúde no Brasil.
A prostatectomia robótica é considerada o método cirúrgico mais avançado para o tratamento do câncer de próstata. A tecnologia permite maior precisão, reduz sangramentos, diminui o tempo de internação e melhora os resultados funcionais quando comparada às técnicas tradicionais, beneficiando milhares de pacientes oncológicos em todo o país.
A decisão, que segue a recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC), resulta do processo regulatório que envolve avaliações técnicas, participação de especialistas e contribuições da sociedade. Segundo a Lei n° 14.454/22, que rege o funcionamento e atualizações do rol da ANS, as incorporações no SUS devem ser feitas também na cobertura nos planos de saúde. Com a inclusão no Rol, os pacientes poderão contar com acesso regular e cobertura garantida pelos planos de saúde, ampliando as possibilidades terapêuticas e reforçando a qualidade da assistência em oncologia.
A cobertura passa a valer a partir do dia 03 de junho de 2026, período necessário para que os serviços de saúde se adaptem e garantam a segurança assistencial.
Converse com o seu médico para saber se essa opção pode ser adequada ao seu tratamento.
Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.


