Painel de Políticas Públicas do Câncer

Voltar

ANS inclui novos tratamentos para câncer de ovário e fígado

Políticas Públicas Relacionadas ao Câncer

Pacientes e familiares de câncer de ovário e fígado têm novas opções de tratamento disponíveis no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A ANS, que regula os planos de saúde, decidiu incluir no dia 29/08 às tecnologias:

  • O medicamento Olaparibe (Lynparza®) com duas indicações, sendo: uma para tratamento  de pacientes com câncer de ovário com mutação BRCA avançado e outra indicação para paciente com mutação BRCA recidivado
  • Também foi incluído o teste genético de BRCA1 e BRCA2 para o diagnóstico de elegibilidade de pacientes com indicação de uso de medicação que determine a mutação dos genes para o início do tratamento.
  • O procedimento de Radioembolização Hepática para câncer de fígado em estágio intermediário ou avançado.

Essa inclusão foi resultado de 6 meses de debates, passando por audiência e consulta pública e muita participação social. Os tratamentos devem ser disponibilizados aos pacientes dos planos de saúde dentro de 21 dias. Converse com o seu médico e veja se você pode se beneficiar.

Ainda, a ANS decidiu não incorporar o procedimento de Radioembolização Hepática para câncer colorretal metastático. A agência acredita que as evidências científicas foram limitadas e por isso a decisão negativa.

Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.
 

Precisa de ajuda? Fale com o Oncoguia aqui!