Painel de Políticas Públicas do Câncer
VoltarANS inclui abemaciclibe para câncer de mama inicial
Planos de Saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) atualizou seu rol de procedimentos e incluiu o abemaciclibe para o tratamento adjuvante de pacientes adultos com câncer de mama inicial, com alto risco de recorrência, receptor hormonal (RH) positivo, receptor do fator de crescimento epidérmico humano 2 (HER2) negativo e linfonodo positivo. Com essa inclusão, o medicamento torna-se uma alternativa nos planos de saúde para esse perfil específico de pacientes.
O abemaciclibe é uma terapia alvo que atua inibindo proteínas envolvidas na proliferação celular, contribuindo para a redução do risco de recidiva da doença quando utilizado de forma adjuvante ao tratamento padrão. Estudos clínicos demonstram benefícios relevantes em termos de controle da doença, representando um avanço importante no cuidado de pacientes com câncer de mama inicial de alto risco.
A decisão, segue a recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC), que resulta do processo regulatório que envolve avaliações técnicas, participação de especialistas e contribuições da sociedade. Segundo a Lei n° 14.454/22, que rege o funcionamento e atualizações do rol da ANS, as incorporações no SUS devem ser feitas também na cobertura nos planos de saúde.
Com a inclusão no rol, os pacientes poderão contar com acesso regular e cobertura garantida pelos planos de saúde, ampliando as possibilidades terapêuticas e reforçando a qualidade da assistência em oncologia.
Converse com o seu médico para saber se essa opção pode ser adequada ao seu tratamento.
Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.


