Painel de Políticas Públicas do Câncer
VoltarAdiada votação de projeto sobre pesquisa clínica com humanos
Políticas Públicas Relacionadas ao CâncerO que houve?
Em virtude do início da ordem do dia no plenário da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (29), foi adiada a votação do Projeto de Lei n° 7.082/17, dos ex-senadores Ana Amélia (PP-RS), Waldemir Moka (PMDB-MS) e Walter Pinheiro (sem partido-BA), que dispõe sobre a pesquisa clínica com seres humanos e institui o Sistema Nacional de Ética em Pesquisa Clínica com Seres Humanos.
Na reunião deliberativa da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, o relator Hiran Gonçalves (PP-RR), apresentou complementação de voto ao seu parecer. Também foram apresentados dois votos em separado, com pareceres alternativos ao do relator: um da deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e outro dos Deputados Jorge Solla (PT-BA) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ). Ambos destacavam preocupação com a Conep e com o direito à continuidade do tratamento pós-estudo.
Em contraponto ao que os deputados apresentaram nos votos em separado, o deputado Hiran Gonçalves enfatizou que seu relatório promove garantia jurídica à Conep. Ele também ressaltou que o tempo determinado para o pós-estudo está alinhado com as leis que regulamentam as pesquisas clínicas em outros países. “Eu acho que o nosso projeto é extremamente moderno e pareado com as legislações que regulamentam pesquisa clínica no mundo todo”, finalizou o relator.
E agora?
A discussão do projeto continuará na próxima reunião deliberativa da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF).


