Evento discutirá os desafios do câncer de pulmão, o tumor mais comum do mundo

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 10/12/2018 - Data de atualização: 20/11/2018

Estudo inédito sobre a doença será apresentado no II Fórum Temático Oncoguia Sobre Câncer de Pulmão, que reunirá pacientes, médicos e jornalistas em São Paulo, em 27 de novembro, para debater doença com 31 mil novos casos no Brasil por ano

O câncer de pulmão é uma das principais causas de morte no mundo. A cada 30 segundos, uma pessoa morre em decorrência dessa doença. Dados recentes apontam que mulheres são mais suscetíveis a desenvolver o câncer de pulmão do que homens, com um risco duas vezes maior de ter a doença. Isso é verdade mesmo em mulheres que não fumam. 

O cigarro é a principal causa do câncer de pulmão, responsável por 64% dos casos. Porém, não é a única. “Há outras causas, além do tabagismo, para o câncer de pulmão. Em 36% dos casos, a doença é desencadeada por fatores não-relacionados ao cigarro e que também precisam ser discutidos”, aponta Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia, ONG que ajuda pacientes com câncer em todo o Brasil.

A forte associação entre o cigarro e o câncer de pulmão é um dos problemas enfrentados pelos pacientes com a doença, pois se sentem “culpados” e de alguma forma “responsáveis” pela enfermidade. Esse é um dos pontos trazidos por uma pesquisa inédita desenvolvida pela The Economist Intelligence Unit intitulada “Câncer de Pulmão na América Latina: Pare de Ignorar o Problema”. 

A pesquisa completa será apresentada durante o II Fórum Temático Oncoguia Sobre Câncer de Pulmão, evento gratuito que reunirá especialistas e pacientes para debater o assunto. “Precisamos trazer o tema para a pauta do dia. Esta é uma doença muito prevalente no Brasil e no mundo, porém se discute muito pouco”, explica Luciana.

O diagnóstico precoce, o alto custo dos tratamentos e a dificuldade de acesso a terapias serão alguns dos temas debatidos no fórum. Será apresentado um cenário da doença no Brasil e no mundo e as estratégias realizadas até o momento para combatê-la.  Especialistas falarão sobre avanços como imunoterapia, e as dificuldades enfrentadas pelos pacientes que precisam de assistência da saúde pública no tratamento do câncer de pulmão.

Conheça abaixo a programação completa do evento.

Serviço
Local: Nobile Paulista Prime - Alameda Campinas, 540 - Jardim Paulista - São Paulo - SP
Data: dia 27 de novembro (terça)
Horário do fórum temático: 11h00 - 19h30
Inscrições gratuitas

Sobre o Instituto Oncoguia
O Instituto Oncoguia é uma associação civil sem fins lucrativos fundada em 2009. Tem como missão ajudar o paciente com câncer a viver melhor por meio de ações de educação, conscientização, apoio e defesa dos direitos dos pacientes.

E-mail: institutooncoguia@oncoguia.org.br
Facebook: Instituto Oncoguia
Canal Ligue Câncer: 0800 773 1666 

Informações para a imprensa
Gabriela Scheinberg – gabileder@gmail.com - (11) 98111-9294

PROGRAMAÇÃO COMPLETA - II FÓRUM TEMÁTICO - CÂNCER DE PULMÃO
 
11h00 - 11h30​​ | ​Credenciamento 11h30 - 11h45 ​​| Abertura institucional 
Luciana Holtz, fundadora e presidente - Instituto Oncoguia

11h45 - 12h10 ​​| ​Cenário do câncer de pulmão na América Latina - ​Apresentação do Relatório The Economist

12h30 - 13h30 ​​| ​Combate ao tabagismo no Brasil: desafios e avanços 

12h30 - 13h30​​ |​ Almoço

13h30 - 14h00​​ | Cenário do Câncer de Pulmão no Brasil 

14h30 - 15h45​​ | ​Diagnóstico Precoce do Câncer de pulmão - A realidade no Brasil com especialistas convidados para as áreas:
- Cirurgião 
- Pneumologista
- Patologista 

15h45 - 16h15 ​​| ​Coffee Break 

16h15 - 17h15 ​​| Novidades e desafios no tratamento de câncer de pulmão: 
- Imunoterapia 
- Pesquisa clínica 
- Medicina personalizada 

17h15 – 19h00 ​​| ​Prioridades e desafios dos gestores para combater e tratar o câncer de pulmão
-  A experiência do Hospital de Barretos 
-  Desafios do gestor privado 
-  Desafios e prioridades do Ministério da Saúde 
-  Desafios e prioridades do INCA 
-  O custo das novas tecnologias 

19h00 – 19h30 ​​| A experiência do paciente 






Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive