Nessa página especial disponibilizamos diferentes materiais educativos que ajudarão o paciente ou o familiar a compreender melhor a doença, tratamentos e dessa forma se preparar, ainda mais, para enfrentar e superar essa fase da vida. Faça o download e boa leitura!

Estou com câncer, e agora?
Câncer de Rim

Cerca de 90% dos cânceres de rim são carcinoma de células renais (CCR), também conhecidos como câncer de células renais ou adenocarcinoma. Embora o carcinoma de células renais se desenvolva como uma massa única (tumor) dentro do rim, em alguns casos, aparecem dois ou mais tumores em um dos rins ou em ambos simultaneamente.

Download
Direitos dos Pacientes
Manual dos Direitos do Paciente com Câncer

O paciente oncológico pode usufruir de inúmeros direitos. Alguns deles decorrem do diagnóstico do câncer, enquanto outros decorrem de outras condições estabelecidas em lei. Se informar sobre todas as possibilidades legais existentes no ordenamento jurídico é o primeiro e importante passo para a conquista destes benefícios.

Download
Estou com câncer, e agora?
Sarcoma de Partes Moles

O sarcoma é um tipo de câncer que se desenvolve a partir de certos tecidos, como osso ou músculo. Os dois tipos principais são os sarcomas ósseos e os sarcomas de partes moles. Os sarcomas de partes moles podem se desenvolver a partir de tecidos, como músculo, gordura, nervos, tecidos fibrosos, vasos sanguíneos ou tecidos mais profundos da pele. Eles podem ser encontrados em qualquer parte do corpo, mas a maioria se desenvolve nos braços ou pernas.

Download
Pesquisa Clínica
Câncer e Pesquisa Clínica

Pesquisa clínica, ensaio clínico ou protocolo clínico são termos utilizados para designar um processo de investigação científica que envolve seres humanos. É por meio da pesquisa que os cientistas encontram novas e melhores maneiras de prevenir, detectar, diagnosticar, controlar e tratar doenças como o câncer.

Download
Estou com câncer, e agora?
Câncer de Próstata

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. É considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 3/4 dos casos ocorrem a partir dos 65 anos. O câncer de próstata começa quando as células saudáveis da próstata perdem o controle normal de crescimento e divisão. Essas células passam a apresentar características, como crescimento descontrolado, estrutura anormal e capacidade de se deslocar para outras partes do corpo.

Download
Estou com câncer, e agora?
Metástases Ósseas

Quando o câncer se dissemina além do local onde começou (sítio primário) para outras partes do corpo é denominado metástase. A metástase pode ocorrer quando as células cancerosas viajam através da corrente sanguínea ou dos vasos linfáticos para outras áreas do corpo.

Download
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho